00:00
21° | Nublado

Floripa terá hospital veterinário gratuito 24h
Unidade pioneira no estado vai atender gratuitamente animais de famílias de baixa renda e ampliar políticas de proteção animal

Floripa terá hospital veterinário gratuito 24h
Localizado na SC-401, o hospital vai oferecer atendimento gratuito e 24h a animais de famílias em vulnerabilidade social, com foco em quem está inscrito no CadÚnico, adotantes da DIBEA e cães comunitários. (Foto: Allan Carvalho/PMF)

Publicado em 21/07/2025

Um novo capítulo na política pública de bem-estar animal está sendo escrito em Florianópolis. A Prefeitura lançou o edital para a criação do primeiro Hospital Público Veterinário municipal de Santa Catarina. A estrutura será instalada no bairro Itacorubi, na SC-401, onde atualmente funciona a sede da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA), e terá como missão principal garantir atendimento gratuito e contínuo a cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o prefeito Topázio Neto, o projeto é uma prioridade da gestão. “É um equipamento essencial para quem mais precisa. Vai beneficiar famílias de baixa renda e também incentivar a adoção dos animais hoje acolhidos na Dibea. Estamos investindo em um serviço de saúde que alcança os tutores e os animais, com responsabilidade social”, afirmou.

Com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana, o hospital contará com serviços clínicos, cirúrgicos e laboratoriais, além de exames de imagem, internações, vacinação, castração e microchipagem. O foco do atendimento serão os animais de tutores inscritos no CadÚnico, protetores cadastrados, adotantes de animais da DIBEA e cães comunitários. Nestes casos, todos os procedimentos serão oferecidos de forma gratuita.

A gestão do hospital será realizada por meio de parceria com uma Organização Social (OS), que ficará responsável por manter uma equipe completa de profissionais, incluindo médicos-veterinários, técnicos em laboratório, radiologia e esterilização, além de auxiliares. Casos emergenciais, como atropelamentos ou ocorrências envolvendo animais albergados, também serão atendidos em regime de plantão permanente.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil, o hospital representa um marco para a cidade. “É uma medida concreta de proteção animal e de saúde pública. Com isso, ampliamos o acesso aos cuidados veterinários, promovendo mais dignidade para quem adota, cuida ou convive com esses animais”, explicou.

Além do atendimento clínico, a nova unidade dará suporte ao abrigo municipal, reforçará ações de castração em massa, acolherá cães comunitários e contribuirá para o controle populacional de animais em situação de abandono. O lançamento do edital é o primeiro passo para a concretização do projeto, que consolida Florianópolis como referência em políticas de bem-estar animal em Santa Catarina.


 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI