Floripa recebe roda de conversa e exposição de artes sobre o tema
A exposição 'Elo Espontâneo' celebra a singularidade do autismo e a paternidade atípica

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre um tema essencial, o MULTI Open Shopping promove no dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma Roda de Conversa sobre o assunto e recebe na mesma data a exposição “Elo Espontâneo”, do artista Ricardo Wittmann. A entrada é gratuita e a programação inicia a partir das 18h30.
Participam da Roda de Conversa sobre Autismo três profissionais especializadas no espectro autista. A fonoaudióloga e psicopedagoga Caroline Carminatti, que vai falar sobre “Linguagem e Comunicação Multimodal no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, a psicóloga Francielli Sarmento falará sobre “Orientação parental – Abordagem sobre os desafios e estratégias para famílias atípicas no cotidiano” e a advogada Nívea Silveira vai destacar o “Direito dos PCDs e Autistas”.
O painel é destinado para famílias atípicas, profissionais da área da saúde, empresários e empreendedores do setor da saúde, profissionais pedagógicos com especialização em autismo e para a comunidade em geral com interesse em educação e inclusão.
Autismo é tema de exposição
O artista Ricardo Wittmann, que é pai de uma criança autista, também participa do encontro. Na mesma data, ele abre a exposição “Elo Espontâneo”.
“A exposição explora o conceito do elo espontâneo, que representa a conexão natural e profunda entre o autismo, a paternidade e a arte. As obras traduzem sentimentos de amor, inclusão e singularidade, criando um diálogo visual entre o público e a vivência do espectro autista”, explica o artista.
As 14 obras que integram a mostra apresentam técnicas diferentes e incluem desenhos em papel, lápis sobre papel e técnica mista em papel, e utilizam traços precisos e, em algumas peças, cores sutis para enriquecer a composição. “Cada obra reflete a complexidade e beleza do autismo por meio de linhas e formas que traduzem emoções profundas e a vivência única da paternidade atípica”, destaca Wittmann.
O artista conta que as obras da exposição "Elo Espontâneo” foram produzidas ao longo de 2023, um ano considerado desafiador e marcante na jornada de Ricardo. Pois, foi nesse período que Dudu, filho do artista, começou a vivenciar as transformações da adolescência, trazendo novas nuances para a vivência da paternidade atípica.
“Essas obras são reflexos diretos desse momento: uma combinação de emoções intensas, descobertas e a busca por compreender e expressar a singularidade do espectro autista. Quero mostrar que o autismo não é uma limitação, mas uma singularidade rica e profunda. Uma ponte para expressões artísticas únicas e profundas”, completa.
A mostra “Elo Espontâneo”, de Ricardo Wittmann, poderá ser visitada de 2 a 30 de abril, de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 20h.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
