00:00
21° | Nublado

Floripa prepara plano para 100 pontos turísticos até 2025
Com a concessão, a cidade espera aprimorar a manutenção e organização dos locais mais visitados

Topázio Neto detalha novo plano para conceder 100 pontos turísticos de Florianópolis à iniciativa privada, garantindo melhorias na infraestrutura da cidade. (Foto: Eduardo Valente)

Publicado em 31/03/2025

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, anunciou a implementação de um novo Plano de Desenvolvimento Turístico que prevê a concessão de 100 dos principais pontos turísticos da cidade à iniciativa privada. O plano, com previsão de execução no segundo semestre de 2025, visa transformar esses espaços em "produtos turísticos" e melhorar a infraestrutura e serviços oferecidos aos visitantes.

De acordo com o prefeito, a concessão não significa privatização desses locais. A proposta é ceder os pontos turísticos para empresas privadas explorarem economicamente, mas a gestão continua sob a responsabilidade pública. "O Sebrae fez um levantamento dos 100 principais produtos turísticos da cidade e, com base nesse estudo, as empresas de turismo estão desenvolvendo roteiros e estratégias para potencializar esses locais", explicou Topázio Neto.

Ele enfatizou que a intenção do plano é melhorar a exploração dos pontos turísticos sem transferir a administração para a iniciativa privada. "Não estamos falando em privatizar os pontos. Isso nunca foi cogitado", afirmou o prefeito.

Objetivo do plano: melhorar a infraestrutura turística

Um exemplo de ponto turístico incluído no plano é o Mirante do Morro da Cruz, que, segundo Topázio Neto, precisa de melhorias como limpeza, iluminação e a instalação de serviços como cafés ou pequenos bares. A proposta é conceder esse espaço à iniciativa privada, permitindo que uma empresa explore esses serviços, garantindo a manutenção e organização do local. No entanto, a entrada continua gratuita para o público, e a empresa contratada pode gerar receitas a partir da venda de produtos e serviços, como alimentos e bebidas.

A prefeitura espera que, com a concessão, os custos com manutenção e limpeza dos pontos turísticos sejam absorvidos pelas empresas, reduzindo o ônus financeiro para o município. "Quem explorar o local terá a vantagem de poder gerar receita, enquanto a cidade ganha com a melhoria da infraestrutura e organização", destacou o prefeito.

Implementação e cronograma

Embora a parte técnica do plano já esteja concluída, a divulgação detalhada dos pontos turísticos incluídos será feita apenas no lançamento oficial, que ainda não tem data definida. A prefeitura está em processo de negociação com empresas do setor de turismo, e o plano será lançado após o evento de apresentação da nova marca de Florianópolis, previsto para junho de 2025.

Topázio Neto reforçou que a gestão dos pontos turísticos continuará sendo responsabilidade da prefeitura e de órgãos públicos. "Não vamos conceder praias ou lagoas, esses locais permanecerão sob administração pública", concluiu o prefeito.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI