Floripa inaugura ambulatório para população em situação de rua
Estrutura oferecerá acompanhamento de saúde, triagens e suporte a tratamentos contra dependência química

A Prefeitura de Florianópolis inaugura nesta sexta-feira (5), às 10h, um novo espaço de referência no atendimento a pessoas em situação de rua. O Ambulatório PSR funcionará na Passarela da Cidadania e reunirá serviços de saúde e acompanhamento psicossocial em um mesmo local, reduzindo deslocamentos e garantindo maior continuidade no tratamento.
Estrutura voltada a casos complexos
O ambulatório terá médico de plantão para avaliação de situações que exijam internação involuntária, além de enfermeiros capacitados para lidar com crises e alterações de comportamento relacionadas ao uso de substâncias. O objetivo é assegurar um atendimento especializado e humanizado, ampliando as possibilidades de reinserção social por meio da recuperação da saúde.
Tratamento para dependência química
Segundo o prefeito Topázio Neto, o novo espaço também dará suporte a encaminhamentos de internações em clínicas particulares. O município está contratando cerca de 2 mil vagas para tratamentos que devem durar, em média, 90 dias. “É um processo completo, voltado à superação da dependência de álcool e drogas”, destacou.
A equipe do Ambulatório PSR trabalhará com escuta qualificada, estratégias de abordagem e encaminhamentos para diferentes tratamentos, como transtornos psíquicos, doenças mentais e dependência química. Além disso, serão realizadas triagens para identificar doenças em geral e aproximar ainda mais esse público da rede de saúde, fortalecendo a reconstrução da autonomia de cada pessoa atendida.
Leia também:
- Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 05/09
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
