Capital lidera ranking com a melhor Saúde do Brasil
O estudo "Desafios dos Municípios 2021", demonstra que Florianópolis lidera ranking com a melhor Saúde do Brasil. O dado é feito em relação aos 100 maiores municípios do País.
A taxa de mortalidade infantil em Florianópolis foi um dos indicadores analisados. A cidade tem uma taxa de 5,4 por mil nascidos vivos em 2019, menor que a média dos 100 maiores municípios do país. A análise feita em 10 anos, entre 2009 e 2019, demonstra que a taxa de mortalidade caiu 40% no município.
Ainda na análise, Florianópolis conta com 91,7% de cobertura das equipes na Atenção Básica Municipal, o que foi demonstrado também durante a pandemia, já que as equipes de Saúde têm contribuído demasiadamente para o atendimento de pessoas com sintomas de Covid-19 e estão fazendo toda a campanha de vacinação. Ao todo, são 445.290 pessoas cobertas pelas equipes de atenção primária.
A capital catarinense aprensentou ainda, queda na taxa de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis. No total, foram registradas 689 mortes prematuras por estas doenças em Florianópolis em 2019. O dado resultou em 249,6 óbitos por 100 mil habitantes entre 30 e 69 anos, taxa menor que a média dos 100 maiores municípios do país nesse ano.
Outro importante indicador é que a Capital tem 78% de nascidos vivos com sete ou mais consultas pré-natal. A proporção é maior que a média dos 100 maiores municípios brasileiros, e demonstra a alta cobertura de atenção primária na Capital.
Fonte: Prefeitura de Florianópolis
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!