Florianópolis inicia pintura de unidades escolares com material repelente à dengue
Ação é mais uma das iniciativas desempenhadas pelo município para combater o mosquito Aedes aegypti
Revitalização nas escolas da capital contará com material contra dengue (Crédito da foto: Divulgação)
Publicado em 11/04/2024
A Prefeitura de Florianópolis está intensificando as medidas de combate ao Aedes aegypti. Como parte desses esforços, a administração está implementando uma estratégia inovadora em Santa Catarina: a pintura de escolas com verniz tecnológico repelente ao vetor de dengue, zika e chikungunya. A primeira ação será realizada, neste sábado (13) , a partir das 8h, na NEIM Clair Gruber de Souza em Canasvieiras, enquanto a segunda será realizada no dia 27 às 8h, na NEIM Maria Elena da Silva, localizada nos Ingleses. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Assessoria de Políticas Públicas para a Infância e Juventude em parceria com a Coral Tintas, da AkzoNobel, multinacional responsável pela tecnologia.
“O cenário da dengue é alarmante em todo o país e a nossa Capital não se distancia desse panorama. São essas medidas inovadoras, aliadas ao nosso trabalho diário de inspeção e atendimento de denúncias e também do apoio da população em eliminar os focos do mosquito nas suas casas, que podemos avançar e potencializar a nossa luta no combate à dengue”, enfatiza o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
O “Coral Bem Estar Proteção Antimosquito”, verniz incolor fosco da AkzoNobel que será utilizado na ação, é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem eficácia comprovada em laboratório certificado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde. Tendo como princípio ativo a permetrina, uma substância conhecida e amplamente utilizada como repelente, o produto possui ação repelente contra o Aedes aegypti, transmissor de dengue, Zika e chikungunya.
A tecnologia oferece proteção contínua, 24 horas por dia, por até dois anos e repele os mosquitos após contato com o local. A aplicação do produto pode ser feita em qualquer tipo de superfície, desde que esteja limpa e em bom estado de conservação. O ativo repelente não é liberado no ambiente e permanece retido no verniz após a aplicação, sem qualquer perigo à saúde.
“É muito importante que todos nós, enquanto sociedade, façamos todo o possível para combater o mosquito transmissor da dengue. Ficamos muito contentes em participar dessa ação de prevenção e conscientização, ao disponibilizar o produto para proteger as escolas de Florianópolis”, explica Tamara Lacivita de Goes, gerente de marketing Brasil da AkzoNobel.
A escolha das unidades escolares levou em conta a análise de dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde, que neste ano identificou mais de 3.200 casos confirmados de dengue, com prevalência na região Norte. Ainda para garantir a efetividade da ação, a Secretaria de Educação convidou a comunidade escolar e responsáveis a fim de auxiliarem na pintura das respectivas unidades de forma voluntária. A Tintas Coral fornecerá os materiais necessários para a pintura e equipamentos de proteção individual, além de enviar pintores profissionais para liderarem a atividade. A iniciativa, em ambas as unidades, será aberta para que a comunidade possa participar.