00:00
21° | Nublado

Filme brasileiro premiado estreia no Paradigma
'Cidade; Campo' explora a transição entre a vida rural e urbana com narrativa envolvente

Obra de Juliana Rojas tem Bruna Linzmeyer, Marcela Vianna e Mirella Façanha no elenco principal. (Foto: Divulgação)

Publicado em 18/09/2024

O filme brasileiro sobre migração entre o campo e a área urbana “Cidade; Campo”, dirigido por Juliana Rojas, tem estreia exclusiva no Paradigma Cine Arte. A produção acompanha o  processo migratório de três mulheres após o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração. A programação fica disponível entre os dias 19 e 25 de setembro, nas sessões das 20h50.

Filmado em Ponta Porã, cidade de Mato Grosso do Sul, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, e também em São Paulo, a produção conta com Bruna Linzmeyer, Marcela Vianna e Mirella Façanha no elenco principal. 

A narrativa acompanha duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento da barragem inundar sua cidade natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na 'cidade do trabalho'. Na segunda parte, Flavia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza faz com que as duas mulheres precisem enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.

A obra está entre os 6 filmes brasileiros na corrida para o Oscar 2025 de “Melhor Filme Internacional”. Além disso, foi premiado na principal mostra paralela do Festival de Berlim, a seção Encounters, como Melhor Direção, e na 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, como melhor filme de longa-metragem brasileiro pelo Júri da Crítica, além de ter recebido o Kikito de Melhor Atriz para Fernanda Vianna.

Uma curiosidade é que a equipe do filme é integrada predominantemente por mulheres, como Sara Silveira e Maria Ionescu (produção); Cris Lyra e Alice Andrade Drummond (direção de fotografia); Juliana Lobo e Daniela Aldrovani (direção de arte); Cristina Amaral (montagem); Rita Zart (música).

No sábado, 21 de setembro, às 11h, haverá a pré-estreia do filme Sidonie no Japão, dirigido por Élise Girard.

Outras produções também estão em cartaz, como “Golpe de Sorte em Paris”, dirigido por Woody Allen, nas sessões das 14h e 19h; e “Bernadette”, por Léa Domenach, às 16h30.

A programação completa pode ser conferida no site.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI