00:00
21° | Nublado

FAM 2025 transforma telas em espaço de encontro e aprendizado
Festival promove exibições exclusivas para escolas e abre espaço de diálogo entre jovens e realizadores

Estudantes da região participam de sessões especiais no FAM 2025, que dedica espaço à mostra infantojuvenil. (Foto: Divulgação/Panvision)

Publicado em 08/09/2025

A segunda-feira no 29º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 começa com as primeiras sessões exclusivas para escolas, na exibição da Mostra Infantojuvenil. Às 9h, no Cine Show Beiramar Shopping, a sessão é formada inteiramente por filmes de animação. São eles: Le Petit et Le Géant, de Isabela Costa; Abraços, de Barcabogante; Debaixo do Pé de Pequi, dirigido por Maiári Iasi; A História de Ayana, direção de Cristiana Giustino e Luana Dias; e Hay Que Saber Llegar, de Luber Yesid Zúñiga Ordóñez.

Sessão da tarde reúne jovens e realizadores

Às 14h30 acontece a segunda sessão da mostra infantojuvenil reservada para as escolas. Voltada ao público do 9º ano e Ensino Médio, a sessão terá os filmes: de Pequeno B, dirigido por Lucas Borges; Coisa de Preto, da diretora Pâmela Peregrino; Não é Sobre Pastéis, de Tiago Ribeiro; e Tainá, de Renata Massetti. A exibição terá a presença de alguns dos realizadores e, assim como todas as sessões do FAM 2025, um espaço de perguntas e respostas ao fim dos filmes.

Conversas e mostras competitivas movimentam a noite

O Conversas FAM de Cinema inicia às 16h na Sala Petrobras e, como todas as sessões diurnas, a entrada é gratuita. O público poderá assistir — e debater em seguida — o longa-metragem documental Pedra Vermelha, de Ilka Goldschmidt e Cassemiro Vitorino. A programação noturna no cinema começa na sessão das 18h30 com filmes das mostras competitivas Videoclipe, Curtas e Curtas Catarinenses. Serão exibidos os filmes: D’Áfrika - Preto Tipuá, de Chico Rasta; Um Dia de Negão, de Rebeca Carmo e Analu; Rainha, dirigido por Raul de Lima; A Lua dos Beijos Silentes, filme catarinense de Mika Queiroz; e Mitã'i Churi, de Elian Guerin.

Às 19h30, na Sala Petrobras, é a vez do filme Brutus, do diretor Marcelo Toledo, ser exibido na Mostra Work In Progress. Após a sessão, o público participa do Teste de Audiência, mediado por Patricia Pahl. Às 20h, o último Papo FAM da edição recebe a premiada atriz Sandra Corvelini, junto das dubladoras Elena Oliveira e Lelette Couto. E, às 20h30, a programação da segunda-feira termina com a Mostra Longas, que exibe Aprender a Sonhar, documentário de Vítor Rocha.

Penúltimo dia traz últimas exibições

No penúltimo dia do FAM 2025, a manhã será composta pela sessão infantojuvenil para estudantes do 9º ano e ensino médio, novamente às 9h, no Cine Show Beiramar Shopping. À tarde, antes da sessão infantojuvenil voltada aos anos iniciais. Às 16h inicia o filme do Conversas FAM, Não Dá Pra Esquecer, de Fabi Penna e César Cavalcanti. A noite de terça-feira no FAM 2025 será com as últimas sessões das mostras competitivas. Às 18h30, na sessão de curtas, serão exibidos: Por Última Vez - Corona & No Comparto Mis Amigos, dirigido por Alexis Samuel Castro; ¡Salsa!, de Antonina Kerguelén Román; Faísca, de Bárbara Kariri; e Adelante, Professora, filme catarinense de Ana Laura Baldo. Às 19h30 sessão da Mostra WIP com Teste de Audiência na Sala Petrobras, exibindo El Gaga de La Cejas, de Jeissy Trompiz. E às 20h30, a Mostra de Longas encerra o dia com Un Nuevo Amanecer, documentário de Priscila Padilla.

O FAM 2025 segue até quarta-feira, 10 de setembro. A programação completa do Festival está disponível no site oficial.

 

Leia também:

- Feira da Dibea aproxima pets de novos lares

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI