00:00
21° | Nublado

FAM 2025 estreia com cinema catarinense e debates
O Festival promove intercâmbio cultural e oportunidades para realizadores e público interessado em cinema

O FAM 2025 começa no Cine Show Beiramar Shopping com sessão gratuita do curta Notícias da Lua e debates com curadores e público. Imagem do FAM 2024 (Foto: Divulgação)

Publicado em 04/09/2025

Inicia nesta quinta-feira (4) a 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2025, realizada pela Associação Cultural Panvision. A programação do Festival começa às 17h, no Cine Show Beiramar Shopping, com a Cerimônia de Abertura, que contará com a presença de autoridades, convidados e público em geral, e a exibição, com entrada gratuita, do curta de Santa Catarina Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo.

Curadoria e debates inauguram o festival

Na sequência, a curadoria do Festival será apresentada na Mesa “A Nossa Proposta de Curadoria”, que vai reunir Marilha Naccari, diretora-presidente da Panvision, Marina Simioli, coordenadora de curadoria e programação do Festival, e alguns curadores como Iván Molina, Spike Luu e Yasser Socarrás.

Em seguida, às 20h, o renomado ator Otávio Augusto, que interpreta o zelador Astor em Notícias da Lua, estará no Papo FAM. No bate-papo mediado pelo repórter catarinense Edsoul, ele irá responder perguntas do público e abordar assuntos como sua carreira e questões relacionadas à obra.

Mostras competitivas e sessões especiais

Às 20h30, haverá a primeira sessão de cinema do FAM 2025, da Mostra Longas, que integra a Mostra Competitiva do Festival e acontece sempre neste horário. O filme exibido será Kuarahy Ára - El Tiempo del Sol, do diretor Hugo Gamarra Etcheverry, do Paraguai. O documentário é sobre um cineasta paraguaio que recupera um filme que o comoveu, realizado por um francês no Paraguai, e embarca em uma odisseia para reencontrar o diretor com a família de camponeses paraguaios. Após as sessões das Mostras será aberto um espaço para perguntas e respostas entre público e realizadores. Os ingressos para as sessões noturnas têm o valor único promocional de R$ 10.

Na sexta-feira começam as exibições de duas mostras somente no ambiente virtual: a competitiva Mostra Petrobras On-line, às 9h, que vai apresentar 10 filmes até dia 9 de setembro no Youtube @famdetodos, e a Mostra IC Play, com seis filmes disponíveis no site até dia 4 de outubro. A programação também terá o primeiro Conversas FAM de Cinema - que traz sessões gratuitas, seguidas de debates -, às 16h, que irá exibir quatro documentários que destacam a temática indígena e o protagonismo feminino.

Às 18h30 haverá a abertura das Mostras Videoclipe, Curtas e Curtas Catarinenses, sempre realizadas neste horário, em sessão que exibirá quatro produções. A Mostra Longas irá encerrar o dia com um filme venezuelano de ficção.

Mercado audiovisual e Rally Panvision

O segundo dia do Festival também será marcado pelo início do 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, especial Ibero-América - ECM+LAB e do Projeto Rally Panvision - edição Floripa 2025, no Majestic Palace Hotel, exclusivos para pessoas selecionadas. A abertura do evento de mercado audiovisual do FAM será realizada às 9h. Na sequência, às 9h30, haverá uma rodada de speed pitching com representantes dos projetos participantes. Às 11h, acontecerá a primeira Mesa do evento com tema “Circulação audiovisual no nosso eixo”. À tarde segue com apresentações de projetos e rodadas de negócios, além do Encontro SEBRAE, sobre a 3ª edição do Projeto Objetiva, com Odete Cruz, às 15h30, e da atividade Conversas com… que será com a Epic Pictures, representada por Maju Iudice, às 16h30. Por fim, às 19h30, uma sessão exclusiva para convidados que exibirá um filme de ficção em fase de pós-produção da Mostra Work in Progress, no Cine Show Beiramar Shopping, seguida pelo Teste de Audiência, em que os espectadores poderão dizer suas impressões e dar sugestões sobre a obra assistida.

Já no Projeto Rally Panvision - edição Floripa 2025, a partir das 10h será realizado o credenciamento dos participantes, uma rodada de apresentações, serão passadas instruções gerais e formadas as equipes. Na parte da tarde as cem horas da maratona cinematográfica começam a contar e o esperado tema da edição será divulgado. As atividades do dia também incluem três palestras: Roteiro e Direção, com Rosa Caldeira; Produção, com Joyce Prado; e Atuação, com Sandro Maquel.

Confira a programação completa do Festival.

 

Leia também:

- Floripa recebe a 11ª edição do Festival Viva Lagoa

 

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI