00:00
21° | Nublado

FAM 2025 aposta na pluralidade
Festival internacional destaca produções com temas sociais, diversidade e inovação estética

FAM 2025 aposta na pluralidade
Com produções de 11 países e representantes de 16 estados brasileiros, o evento se destaca pela diversidade de temáticas, gêneros e perfis de direção. (Foto: Divulgação)

Publicado em 09/08/2025

A um mês de ser realizado, o Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 divulga nesta segunda-feira, 4, os filmes presentes nas mostras competitivas de sua 29ª edição. Entre coproduções, curtas, médias e longas metragens, as 58 produções selecionadas passaram por uma curadoria que avaliou 1.214 filmes — o segundo maior número de inscritos já registrado na história do FAM. Em 2025, o festival será realizado de 4 a 10 de setembro, na capital catarinense.

Com abrangência ibero-americana, além da tradicional participação dos países do Mercosul e seus associados, o FAM 2025 representará em tela o cinema de 11 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além de França em uma coprodução. Do Brasil, 16 estados possuem representantes na seleção. Um destaque é o estado da Paraíba, que soma quatro filmes selecionados. Santa Catarina e São Paulo completam os três estados brasileiros com mais obras participantes.

Nas temáticas abordadas, questões sociais prevalecem, além de trabalho e espiritualidade. Na seleção encontram-se filmes que trazem à tona discussões sobre racismo, sexualidade e identidade de gênero, revisitação histórica, educação, cuidados paliativos, acessibilidade, entre outros. Além dos gêneros tradicionais, como documentário, animação, experimental e drama, é novidade obras de terror e comédia.

Outro destaque é a representatividade na direção das obras. Cerca de 40% dos filmes em competição são dirigidos por mulheres, 26,15% por pessoas LGBTQIA+, e 21,54% se autodeclararam pretos ou pardos. Em tela, a edição de 2025 apresenta uma maior diversidade trans, com personagens principais em destaque. Também é notável um aumento de protagonistas PcDs nos filmes.

Ao todo, a 29ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul contará com oito mostras competitivas, em que os selecionados concorrem ao prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular e Júri Oficial em cada categoria. A Mostra Curtas, como de costume, apresenta o maior número de filmes exibidos, com 12 produções. Em seguida, aparece a Mostra Infantojuvenil e Mostra On-line, com 10 produções cada. De volta a programação do FAM, a Mostra Especial LPG, dedicada a projetos realizados com recursos da Lei Paulo Gustavo, exibirá obras com diferentes metragens. Completam as mostras competitivas as Mostras Curtas Catarinense, Longas, Videoclipes, e Work In Progress – WIP (filmes em fase de pós-produção).

O FAM 2025 ainda contará com uma série de filmes convidados na programação, que serão divulgados em breve. Uma das mostras já confirmadas é a Mostra IC Play, uma parceria entre o FAM e o Itaú Cultura Play — o streaming da Cultura Audiovisual Brasileira — que se repete em mais um ano, dessa vez destacando a força da produção catarinense. 

O Festival será realizado de 4 a 10 setembro, no CineShow Show Beiramar Shopping em Florianópolis, Santa Catarina. As atualizações das atividades podem ser encontradas no site.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI