Exposição questiona destruição ambiental
A mostra reúne obras inéditas que dialogam com paisagens reais e imaginadas da Ilha de Santa Catarina, com instalações e matrizes que ampliam o campo da gravura

O artista Gavina apresenta a exposição “Tramas | Recortes [Paisagens Possíveis]” a partir da sexta-feira, dia 27 de junho, na Fundação Hassis, em Florianópolis. A mostra individual será aberta a partir das 19h e a entrada é gratuita.
A exposição inédita reúne três séries desenvolvidas pelo artista entre 2019 e 2024: Botânica, Paisagens Possíveis e Tramas fazem um mergulho profundo na xilogravura e nas múltiplas ramificações. “São xilogravuras desdobradas em diversas técnicas, como instalação, fotografia, desenhos em grafite, cópias em tonner, colagens e pinturas”, explica Gavina.
Além disso, estarão expostas matrizes em MDF tintadas e técnicas de tramas e urdumes que expandem os limites da impressão tradicional. Inspirado pelo entorno e pelas paisagens imaginadas da Ilha de Santa Catarina, o artista explora as possibilidades de composição por meio do recorte e da reconstrução das formas.
A curadoria da mostra é assinada por Meg Tomio Roussenq, que contribui com um olhar aprofundado sobre as camadas simbólicas e narrativas presentes na obra. "Meg tem um apuro visual que acrescenta mais dimensões ao trabalho, tornando a exposição ainda mais rica", destaca Gavina.
Para o artista, essa exposição é também um ato de reflexão crítica. "Minha arte não é neutra. Ela fala sobre a destruição da natureza e a exploração dos espaços naturais. O que deveria ser sagrado está sendo tratado como mera commodity. Com essas obras, eu faço um chamado à consciência", explica.
Experiência imersiva
Composta por 12 obras de parede e três instalações, a exposição oferece uma experiência imersiva. Uma das instalações é um lambe-lambe de xilogravuras em papel de seda que ocupará o muro da área externa da Fundação, haverá ainda uma série especial de bandeiras e um espaço dedicado às matrizes xilográficas na sala superior do a instituição que fica na Rua Luiz da Costa Freysleben, 87, no bairro Itaguaçu, na região continental de Florianópolis.
“Tramas | Recortes [Paisagens Possíveis]” poderá ser visitada até 28 de julho, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h e aos sábados das 10h às 15h. Durante o período expositivo haverá visita guiada com o artista e roda de conversa. No site gavina.art é possível acompanhar a programação e datas.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
