Evento reúne mais de 5 mil pessoas
Com palestras de impacto e cenografia imersiva, Soubio fortalece o protagonismo da economia sustentável
Com mais de 150 marcas expositoras em um ambiente imersivo, além do compartilhamento de histórias e iniciativas por meio de palestras, podcast e espaços de conexão, o Soubio Experience celebra o sucesso da sua terceira edição. Pioneiro quando se trata de fomentação de iniciativas comprometidas com a preservação do meio ambiente, o evento reuniu 5100 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis.
O SouBio Experience, das sócias Karina Dutra e Júlia Sirotsky, dobrou de tamanho desde a última edição e a próxima já está confirmada no segundo semestre de 2025.
“Tivemos 40 marcas na primeira edição, 70 na segunda e agora viemos com 150 na terceira. Mas acreditamos que, além das vendas, um dos pontos mais importantes do evento é a capacidade de promover conexões”, comemoram Karina Dutra e Júlia Sirotsky.
A cenografia criada por Thai Pasin transformou o evento em uma mandala, convidando o público a circular por diferentes camadas - de bebida e comida a moda, acessórios e cosméticos limpos.
Palestras e atividades complementam a programação
Um dos pilares do SouBio são as palestras e os talks comandados pelo Portal Ella, sobre saúde e bem-estar, o Movimento Nova Economia, que trouxe insights sobre novos modelos econômicos sustentáveis, e o painel Amazônico, que debateu o empreendedorismo de impacto na região amazônica. Foram 20 palestras nos três dias de evento. No primeiro dia, destaque para a palestra de Cristianne Close, Vice-Diretora Global de Conservação do WWF Internacional, que apresentou o conceito de Nature Positive - uma abordagem que busca recuperar os impactos negativos do homem na natureza, revertendo a perda de biodiversidade e restaurando habitats naturais. Apesar de chamar a atenção de empresas que possam contribuir para a causa, a profissional defende que pequenas ações individuais também somam na luta em prol da sustentabilidade:
"Nossa forma de influenciar é através da nossa voz, nosso voto e nosso bolso. Escolhas de consumo têm muito impacto porque precisamos criar demanda para esses novos produtos e inovações", comenta.
Fe Cortez, criadora do Menos 1 Lixo e atração do terceiro e último dia do Soubio Experience, celebrou a boa recepção do público do evento - por aqui, ela apresentou sua “Cosmovisão do feminino para a regeneração”, que convida as pessoas a buscarem um equilíbrio entre as energias masculina e feminina, fazendo um resgate do sentir e da intuição e promovendo a conexão entre pessoas e espécies.
“As pessoas estão muito cansadas das soluções propostas não serem soluções efetivas, elas querem mudar, mas não sabem como. O que a gente vive hoje é insustentável, e apresentar essa outra visão de mundo gera uma grande receptividade, como foi aqui no Soubio”, opina.
A organização do SouBio Kids, em parceria com a Escola Dinâmica, ficou por conta de Isabel Machado, que trouxe profundidade ao tema da sustentabilidade. Para ela, a educação é a base de tudo, e essa iniciativa busca plantar as sementes de um futuro mais consciente desde cedo.
A arquiteta Letícia Castro criou um ambiente que convidou as crianças a pensarem sobre a questão do lixo no mar, fazendo uma conexão com a Ilha de Santa Catarina:
“O conceito do projeto leva as crianças a passarem por um circuito, onde elas primeiro percebem essa questão da poluição ambiental, ressignificam o lixo e depois chegam em uma área mais verde, tudo para mostrar a importância da preservação”, explica. O espaço teve ainda troca de livros, oficinas e atividades pedagógicas realizadas pela Escola Dinâmica.
Evento destaca a importância da conexão entre pessoas, natureza e consumo consciente.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI