Evento de valorização da Vida acontece neste sábado
Com palestras e atividades, o evento promove um espaço seguro para discutir saúde mental
Promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), em alusão ao Setembro Amarelo, a ação acontece neste sábado, 28 de setembro, o Parque de Coqueiros, em Florianópolis.
A ação acontece a partir das 9h, com práticas de alongamento, caminhadas, circuitos funcionais e conversas com profissionais de nutrição e educação física, abordando como hábitos saudáveis impactam diretamente sua saúde mental.
Dados alarmantes revelam que o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 10 a 24 anos no Brasil, segundo estudo recente do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS/Fiocruz Bahia). Entre 2011 e 2022, a taxa de suicídios no país cresceu em 3,7%, contrastando com a redução mundial de 36% no mesmo período. No Brasil, aproximadamente 12 mil pessoas tiram a própria vida anualmente, e a cada 40 segundos uma vida é perdida para o suicídio no mundo.
De acordo com a Dra. Deisy Mendes Porto, presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), "os comportamentos suicidas, quando identificados precocemente por familiares, amigos ou profissionais de saúde, podem ser abordados adequadamente, evitando tragédias e custos sociais". Ela destaca a necessidade de identificar fatores de risco e os transtornos psiquiátricos associados, como depressão e abuso de substâncias, que afetam 96,8% dos que cometeram suicídio.
O evento faz parte da campanha nacional Setembro Amarelo, iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que tem o objetivo de combater o estigma em torno da saúde mental e incentivar aqueles que precisam a buscar ajuda. Além das atividades no parque, palestras em escolas, universidades e órgãos públicos também estão sendo realizadas durante todo o mês de setembro, com a participação de psiquiatras capacitados para abordar a questão de forma acessível e desmistificada.
"Se precisar, peça ajuda" é o tema deste ano, reforçando a importância do diálogo aberto sobre a saúde mental. O evento é gratuito e aberto a todos que queiram se informar e participar dessa mobilização pela vida.
Participe e ajude a espalhar a mensagem de que a vida importa!
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI