Etapa do movimento “Pague seu ingresso” será neste sábado, 26
Liderado pela Oceano Surfwear, junto com a ONG Ecolocal Brasil, o projeto “Pague seu ingresso” está limpando 10 praias do litoral sul e sudeste do Brasil e agora chegou a hora de Florianópolis receber o mutirão de limpeza. A ação ocorre neste sábado, 26, às 9h, na Praia do Riozinho, no sul da Ilha de Santa Catarina.
A proposta do projeto é simples, porém essencial: retirar da praia e do seu entorno o lixo deixado pelos usuários e aquele “devolvido” pelo mar, num simbolismo de “pagar ingresso” por usufruirmos da natureza para o nosso lazer e diversão. “Escolhemos locais menos habitados ao longo do nosso litoral, evitando a aglomeração, mas que por exatamente por isso, sofrem mais com o lixo em suas orlas, muitas vezes lixo que o mar nos devolve”, explica Sabrina Eggert, CEO da Oceano Surfwear,
Desde o seu início, em fevereiro deste ano, o movimento já passou pelas praias de São Francisco do Sul , Farol de Santa Marta e Itajaí, em Santa Catarina, e Ilha do Mel, no Paraná, recolhendo mais de 3,5 toneladas de lixo.
O projeto segue até dezembro com uma ação por mês e beneficiará praias da Guarda do Embaú, em Santa Catarina; Torres, no Rio Grande do Sul; Pico do Matinho, no Paraná; Guarujá, em São Paulo; e Saquarema, no Rio de Janeiro. “Nossa expectativa é retirar mais de cinco toneladas de lixo nas 10 ações e também incentivar que as pessoas abracem a causa e recolham individualmente o lixo das praias, contribuindo com atitude e exercendo seu papel para a preservação da natureza. Isto torna-se ainda mais importante com o início da Década dos Oceanos, estabelecida pela Onu”, destaca Filipe Pedroso de Oliveira, da ONG Eco Local Brasil.
Itens serão reciclados
Todos os itens recolhidos nos mutirões de limpeza serão triados e beneficiados em produtos como chaveiros, raspadores de pranchas, troféus do campeonato da marca e até mesmo mobiliários urbanos. Para a realização dos mutirões, todos os cuidados e regras de distanciamento social estão sendo respeitadas pelos voluntários.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!