Em ondas gigantes: surfista catarinense viaja para tentar bater recorde mundial em Portugal
Natural de Florianópolis,Vinícius dos Santos, pode dizer que nasceu com o surf nas veias, pois com apenas 3 anos já se arriscava em cima de uma prancha com auxílio de seus pais, também surfistas. Com dedicação e treinamento virou especialista em remada – modalidade em que o surfista entra sozinho na onda. No início deste ano, Vinícius foi destaque da expression session de remada - pegou uma das maiores ondas do dia homologada pelo World Surf League (WSL) Big Wave Awards - nos Gigantes de Nazaré, em Portugal. E agora, sem patrocinadores e com poucos apoiadores, o surfista viajou novamente para Nazaré a convite da Prefeitura da cidade, do Centro de Auto Rendimento e WSL para tentar, entre vários big riders, bater o recorde da maior onda já surfada deste ano.
O surfista embarcou para Portugal nessa terça-feira, 03, para colocar em prática tudo o que estudou, treinou e sonhou. “Treinei o ano inteiro, me condicionei mentalmente e fisicamente para seguir minha jornada de mais uma temporada de inverno do hemisfério norte. Quero colocar em prática as ondas que visualizei nas minhas meditações e nos meus sonhos, quero pegar a maior onda da minha vida na temporada 2020/21”, comenta. Vinicius compara as ondas de Nazaré com o Monte Everest e diz que este ano a expectativa é boa, pois está com um equipamento melhor e tem a experiência do ano passado. “O que conta também é saber que tem catarinense, brasileiros e fãs espalhados pelo mundo que estão na torcida, me mandando energias positivas”, afirma.
Professor de surf em várias partes do mundo, como Chile, Japão e Havaí, o surfista diz que também foram esses momentos de ensinar o outro que o fez evoluir e aperfeiçoar suas técnicas.
Conheça algumas conquistas de Vinicius dos Santos ao longo da carreira:
- Ganhou o circuito da Associação da Praia da Joaquina, no início da carreira em 2003
- Finalista do Campeonato Mormaii Big Wave Challenge na Praia do Cardoso (Farol de Santa Marta), apresentado pela WSL, em 2018
- Finalista do Cerimonial Punta del Lobos, no Chile, em 2018
- Conquistou vaga na expression session em Nelscott Reef no Oregon (EUA) por ter ganho um concurso mundial de votos dos internautas totalizando 5000 votos
- Semifinalista do Punta Galea Challenge, na Espanha, em dezembro de 2019
- Atualmente está disputando os concursos brasileiros de foto e vídeo da maior onda surfada do ano no Brasil
Da redação