Em Brasília, prefeito firma compromisso com MS
Capital terá acréscimo de 20% nas equipes da saúde da família
Um compromisso entre a Prefeitura de Florianópolis (PMF) e o Ministério da Saúde foi firmado na manhã desta terça-feira, 27, durante reunião entre o prefeito Topázio Neto e o secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes.
A capital catarinense quer ultrapassar o número de 200 equipes de saúde da família, o que significa uma equipe completa, com médico, enfermeiro e agente de saúde para cada 2,8 mil habitantes. Para chegar à meta, será necessária a contratação de 42 novas equipes, o que deve acontecer ainda em 2023, com o apoio do Ministério da Saúde.
De acordo com a PMF, ao atingir a meta nos próximos meses, Florianópolis deve se tornar a melhor atenção básica de saúde do Brasil. “O fortalecimento da saúde básica tem dois benefícios indiscutíveis: melhora a qualidade de vida do cidadão prevenindo doença e evitando o agravamento da saúde; e traz economia para os cofres públicos, já que tratar de uma doença já avançando requer muito mais dinheiro”, disse o prefeito Topázio Neto. No dia 11 de julho, o Secretário Nacional deve vir a Florianópolis para assinar o acordo de financiamento das novas equipes.
Personagem da Semana: Ela vive o esporte intensamente
Além das novas equipes, a Capital está construindo o primeiro hospital dia municipal. A nova estrutura, dentro de um grande complexo de saúde no antigo prédio do aeroporto, trará uma série de novos serviços, como um Centro de Atenção Psicossocial 24 horas e uma ótica pública que oferecerá armação e lentes de óculos gratuitamente.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br