Movida à paixão
Nossa personagem da semana chegou a Florianópolis em 2008. Veio com o marido e um casal de filhos de 10 e 11 anos, com a ideia de empreender na cidade. Como trabalhavam com eventos e gastronomia na Itália, mais especificamente em Milão, pensaram em, inicialmente, abrir uma cafeteria e, aos poucos, introduzirem produtos que remetessem à sua cidade natal. Surgia o Café Milano, que rapidamente começou a fazer história na capital catarinense.
Porém, com o tempo, sentiram que só com o café não seria possível manter o negócio. Foi então que surgiu a ideia de evoluir para as pizzas e pratos leves. Grace Fraschini, nossa personagem da semana, com seu carisma e simpatia começou a despontar como a líder natural do novo conceito de negócio.
Grace voltou à Itália, se especializou no preparo de uma pizza pra lá de especial, com fermentação natural, e o toque italiano que aprendeu com o mestre pizzaiolo e equilibrista Paolino Bucca. Ainda em um pequeno espaço na Rua Bocaiuva, no centro de Florianópolis, o Café Milano passava a servir pizzas “veramente” italianas.
Terras do Sul, uma das pizzas criadas por Grace e vencedora do Campeonato Mundial da Pizza
Pizza metro, outra criação de Grace, com exclusivodade para a sua Forno Milano
Mas ela foi além e criou outros diferenciais, como a pizza em metro com três sabores. Na última década, Grace venceu cinco vezes o Campeonato Mundial da Pizza, em Parma (Itália) representando o Brasil. Sempre trouxe de volta pra Floripa a pizza campeã. Dentre elas, as pizzas Zuccata, à base de abóbora; Tartufina, com molho trufado e cogumelos; Brazuca, com berinjela e hortelã; a Green Pizza, feita com legumes verdes e massa integral; e a Terras do Sul, feita com molho de tomate, mussarela, alici, pão, cebola, alho, ervas finas, tomate cereja, queijo serra catarinense madurado, azeitona preta, 5 tipos de pimentas sul americanas e pimenta calabresa doce. Este ano (2021), Grace Fraschini participou como jurada convidada do Campeonato Italiano Pizza in tour.
Grace foi jurada de campeonato na Itália neste ano
Atualmente, a recém-nomeada Forno Milano está em outro endereço da Rua Bocaiúva, com entrada também pela Avenida Beira-Mar Norte. Grace participou também de um projeto social do Instituto Vilson Groth onde ministrou um curso para formar pizzaiolos na comunidade do Mont Serrat, em Florianópolis. Durante dois anos, ela deu aulas para jovens carentes e trouxe oportunidades para as famílias.
Este sucesso ultrapassou as fronteiras de Santa Catarina. Há 4 anos, com sócios paulistanos, ela abriu um restaurante em São Paulo, o Pinocchio. Durante a pandemia, Grace pensou em jogar tudo para o alto. Estava cansada, mas persistiu e venceu! Agora, com tudo começando a voltar ao lugar, ela começa a respirar aliviada. Obrigado por sua resiliência Grace! Florianópolis já não vive sem a Forno Milano e com Grace no seu comando!
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Sobre o autor
Hermann Byron
Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.
Ver outros artigos escritos?