00:00
21° | Nublado

Drones na pista: aeroporto de Florianópolis inicia testes para inspeção do local

Foto: Divulgação/Floripa Airport

Publicado em 13/11/2020

O Aeroporto Internacional de Florianópolis inicia neste mês testes com drones para serviços de inspeção do sítio aeroportuário. A iniciativa é inédita em aeroportos do Brasil. “Drones em aeroportos e suas imediações são considerados um problema. Para nós, é uma solução. O drone pode ser um grande aliado para melhor efetividade no monitoramento e fiscalização de diferentes áreas do aeroporto” observa Fabio Marques, Diretor de Operações dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé.

Inicialmente, a inspeção com drone, equipado com câmera, atenderá as áreas de Segurança, Manutenção, Controle da Fauna e SGSO (Sistemas de Gerenciamento da Segurança Operacional). 

De acordo com a assessoria do Floripa Airport, entre as vantagens do uso do equipamento, estão: 

- registro de locais inacessíveis do sítio aeroportuário, como áreas de vegetação densa;

- mais agilidade e complementação em inspeções na infraestrutura de pátios, taxiways, áreas de manobra e pistas;

- melhor e maior controle da fauna do entorno do aeroporto, garantindo ação preventiva de proteção aos animais e de segurança operacional;

- registro das informações em banco de dados com maior qualidade.

O uso de drone no aeroporto foi possível a partir de um acordo da Floripa Airport, subsidiária do Grupo Zurich Airport que administra o aeroporto de Florianópolis, e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (Dtcea). A concessionária treinou equipe especializada para pilotar os equipamentos, aprovou os testes junto aos órgãos reguladores e fez os devidos cadastramentos de equipe e equipamentos para autorização dos voos. A Floripa Airport reforça que qualquer outra utilização de drones por pessoas não autorizadas nas proximidades do aeroporto permanece proibida.

E agora que você chegou até aqui, gostaríamos de fazer um comentário sobre a sua leitura de nossas postagens. Como você tem acompanhado, nossas matérias são diferentes de outros sites de notícias; não temos anúncios no meio dos textos. Isso mesmo! Para não serem invasivos na sua leitura, nossos anunciantes estão em local fixo. Porém, essa receita, infelizmente, não é suficiente para manter os nossos custos.

Precisamos, E MUITO, de você como um leitor apoiador. Já que para mantermos o site assim, com bom conteúdo e livre dos anúncios “paraquedas”, precisamos do seu apoio! Será que podemos contar contigo? Dá só uma olhada nessa nossa ideia de apoio: Acesse  ► imagemdailhaSe for viável, contamos com você! Pode ser?

Da redação