00:00
21° | Nublado

Documentário sobre a vida de Padre Vilson Groh é lançado no YouTube
”Pão e Beleza: Caminhos de Padre Vilson” faz um resgate da infância e juventude de Vilson em Brusque e o início da sua vida nas periferias de Florianópolis

A prévia do filme já está disponível no canal oficial do Instituto Pe. Vilson Groh no YouTube. (Foto: Divulgação)

Publicado em 05/05/2025

A trajetória do educador social Padre Vilson Groh, que há mais de quatro décadas atua nas periferias da Grande Florianópolis, agora poderá ser conhecida por todo o Brasil. O documentário “Pão e Beleza: Caminhos de Padre Vilson” será lançado oficialmente, nesta segunda-feira, dia 5 de maio, às 19h, no canal do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) no YouTube, acessível gratuitamente para o público, no link.

Dirigido pelos cineastas Kátia Klock e Kiko Goifman, o filme retrata, de forma sensível e poética, a história de vida de Padre Vilson desde a infância em Brusque até sua chegada ao Monte Serrat, comunidade situada no Maciço Morro da Cruz, em Florianópolis, onde consolidou sua atuação como referência na luta por justiça social, educação e oportunidades para crianças e jovens das periferias.

“O lançamento digital do documentário é um convite para que mais pessoas conheçam a história de um homem que, a partir da escuta, do diálogo e da convivência com os mais pobres, construiu uma trajetória de transformação social coletiva”, explica Morgana Andrade, idealizadora do projeto.

A produção estreou em sessões especiais na capital catarinense e agora ganha alcance nacional e internacional por meio da internet. “A decisão de disponibilizar o documentário no YouTube reforça o compromisso do IVG com o acesso democrático à cultura e à memória social”, destaca Lucieni Braun, gerente executiva do Instituto.

Padre Vilson acompanhou todo o processo de produção de perto
A narrativa do filme percorre escadarias, vielas e encontros com pessoas que fizeram parte da trajetória do padre. “É um documentário construído com o Padre Vilson, não apenas sobre ele. O caminhar é um elemento central da narrativa, representando o movimento contínuo de transformação, escuta e presença que marcam sua vida”, pontua Goifman.

Padre Vilson acompanhou todo o processo de produção de perto, mas só assistiu à versão final na pré-estreia ao lado da família. “No início, resisti à ideia do documentário. Sempre entendi minha caminhada como uma construção coletiva. Mas, ao perceber que essa história poderia inspirar outros e contribuir com a cultura da solidariedade, aceitei”, relembra.

A realização é do Instituto Pe. Vilson Groh, com patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (3659/1991), e apoio cultural de diversas empresas e organizações parceiras.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI