00:00
21° | Nublado

Do limão à limonada suíça: a reinvenção do Imagem da Ilha

Fotos: Ceres Azevedo

Publicado em 24/11/2020

O momento era de apreensão, mas a data era para ser festiva, afinal, era dia do meu aniversário. Mas a noite daquele 17 de março de 2020, ainda que festejado entre amigos em um local já fechado ao público, era o prenúncio de dias preocupantes. Esse foi o primeiro dia do decreto estadual e municipal determinando o fechamento de todos os comércios, por um período inicial de 15 dias. O que era para ser duas semanas, passou a ser mais de 1 semestre. Era o começo do lockdown.

Mas, mesmo no começo da pandemia, em março, o jornal impresso Imagem da Ilha continuou a circular. No entanto, já em abril, detectamos alguns sinais alarmantes. O primeiro foi dos anunciantes que, atingidos pelo lockdown, começaram a restringir os investimentos. Depois foi a vez dos zeladores dos condomínios, que, com medo de uma possível transmissão por contato, ficavam apreensivos em receber o impresso nas portarias e distribui-los nas caixinhas. E, por último, nosso público fiel, os moradores da área nobre da cidade, em isolamento social, que também com receio, evitavam elevadores e manuseio de produtos, ainda que em papel. Evitavam manuseio de tudo.

Em maio, mês do nosso 25º aniversário, lançamos uma de nossas capas mais icônicas. Já prevendo um futuro sombrio para o impresso, e inclusive com dificuldades no fluxo de caixa, lançamos um crowd funding (apoio coletivo) com uma capa diferenciada: a vaquinha com a chamada Help! (Ajuda!) , assinada pelo artista plástico Luciano Martins, foi o apelo para a ajuda coletiva, que em parte veio.

Com esse apoio, até agora, conseguimos pagar parte dos colaboradores, que literalmente vestiram a camisa da vaquinha, e todos se deram as mãos. O momento foi mágico, em que um a um, todos se integraram, agora a um novo projeto, o digital.

Você já deve esta pensando: “tá, já entendi o limão, mas cadê a limonada? “

Como já trabalhávamos com o site do Imagem da Ilha desde 1999, e no online reproduzíamos o impresso com alguma atualização semanal, sendo utilizado mais como um apoio, agora precisávamos mudar. Fizemos uma grande transformação de layout no site do Imagem da Ilha, para elevá-lo a um conceito de portal de notícias com atualizações diárias.

Resgate

Além dessa mudança no visual do site para um contexto de portal, resgatamos para a capa (ou Home), os Cadernos: Femina, com pautas sobre Moda, Saúde e Beleza, e com as participações da jornalista Maristela Amorim, do Dr. Jamil Mattar Valente e da Influencer Ceres Azevedo; o  Arquitetura & Decoração tem o apoio da designer de interiores Adriana Tiezzi; o Guia Gastronômico traz novidades sobre vinhos, restaurantes na cidade e outros conteúdos relacionados; e o Auto Imagem, que foi resgatado em uma parceria com o site paulistano Auto Indústria. Nesta nova fase digital, além das notícias diárias, todos os cadernos têm atualizações semanais.       

Agora, a limonada suíça

Com isso, tínhamos a expectativa de que o leitor nos acompanhasse nesse novo modelo, e começamos a enviar newsletters, 3x  por semana, e mensagens diárias via whatsapp, para os e-mails e números cadastrados.

Agora, caro(a) leitor(a), a parte da limonada suíça, forte e saborosa.

Começamos a acompanhar a evolução de nossas mudanças no portal através da ferramenta Google Analytics, que consegue mensurar praticamente tudo em um portal. Em 1º de abril, vimos que o número de pessoas acessando o portal era de 5.485 internautas.

E, com todas as mudanças no layout do portal e atualizações diárias com notícias de nossa cidade, atualizações semanais das colunas, e a fundamental atuação de nossos colaboradores e apoiadores, conseguimos um crescimento de mais de 100% em acessos: passamos a ter 11.552 acessos mensais ao portal, conforme checagem em 31 de Outubro, quando recebemos até os “Parabéns” da plataforma Google Analytics, conforme o gráfico.


Curva de ascendência de visualizações no portal de abril de 2020 até novembro de 2020

 

Recorde no desempenho do portal do Imagem da Ilha resultou em mensagem do Google Analytics
 

Esse número, meus caros leitores, é o resultado de muito, mas muito trabalho diário. E no final, traz o gosto de ter feito uma limonada suíça com o que era antes um simples limão. Por isso, ao final de cada matéria que postamos fica nosso apelo para mais e mais leitores continuarem a nos apoiar. E, se você chegou até aqui e se animou a nos apoiar, clique aqui e saiba como isso pode ser realizado. Desde já a nossa gratidão!

Crônica escrita por Hermann Byron, diretor do Jornal Imagem da Ilha