00:00
21° | Nublado

Dia dos Pais: como se comporta o papai de cada signo?

Foto: Reprodução

Publicado em 04/08/2020

"À luz da astrologia, o pai é representado pelo Sol e este astro nos traz grandes ensinamentos, principalmente sobre como iremos lidar com nossos pais, como seremos quando executarmos a figura paterna e relação que teremos em família. Se você é filho, aproveite para entender como você lidará com seus futuros filhotes! Se é pai, aqui está uma breve explicação de suas debilidades e fluências com seus filhos!", é o que afirma a astróloga Sara Zaad.

Confira quais são as características dos pais de cada signo do Zodíaco, de acordo com a astróloga:

ÁRIES 

O ariano é aquele pai eternamente brincalhão, a criança do zodíaco, e que brinca com os seus filhos como se fosse um deles. Ele sabe como ninguém encorajar suas crianças e fazer delas verdadeiros vencedores, criando neles uma autoestima que é muito sadia, ajudando a se tornem confiantes no seu potencial. Os pais arianos criam um mundo em sua imaginação para brincar com seus filhos, como se eles tivessem a mesma idade, o que os tornam grandes parceiros de seus filhotes. Em compensação, o ariano como pai pode ser extremamente autoritário e rude, características que podem gerar, nos pequenos, sentimentos de inadequação por nunca estar à altura deste pai. O excesso de controle dos filhos também é um dos defeitos do ariano como pai, que pode querer fazer questão de saber da vida dos filhos nos mínimos detalhes, tentando determinar o que é bom pra eles e não deixando espaço para que os filhos se expressem com autonomia e independência.

TOURO 

O pai taurino é aquele que sabe disciplinar os seus filhos de forma sensata, sem grandes rigores, e ensinando o lado prático e objetivo da vida. Seus filhos serão incentivados a se expressar musicalmente, e este pai provavelmente tem uma bela voz e canta junto com seus filhotes. Os incentivos são para que eles tenham aula de música e de artes em geral, além de frequentar eventos culturais que vão ajudar na socialização destas crianças. Normalmente este pai vai criar um lar que será harmônico e muito gostoso de se viver, mas em compensação a sua teimosia e a sua maneira de ver a vida, achando que só seus valores estão corretos, pode fazer com que eles não ouçam as verdadeiras necessidades de seus filhos. Também podem ser pais extremamente materialistas e que valorizam demais as aparências, transmitindo para as suas crianças, que podem crescer adultos que acreditam que só o dinheiro e a beleza externa são importantes.

GÊMEOS 

O geminiano é o comunicador do zodíaco, e com os seus filhos ele será como um grande parceiro e amigo, como se tivesse a idade da própria criança. Sabe como ninguém contar histórias para entreter seus filhos e é aquele pai que normalmente todos os amiguinhos dos filhos querem ter, porque é muito legal. O geminiano é daqueles pais que levam as crianças para as festas e que se diverte com eles de igual para igual, pois consegue “entrar” no mundo de seus filhos entender o que eles pensam e como ajudá-los, principalmente na adolescência, que é uma fase bem desafiadora. É um pai normalmente muito bem humorado, mas que deixa a desejar em termos de disciplina, já que costuma criar seus filhos sem limites. Para o pai geminiano, é importante que seus filhos tenham uma boa educação, pois prioriza o conhecimento. Esta é uma faceta não muito legal deste pai, já que pode se tornar extremamente rígido se este filho não for bem na escola com suas notas, por exemplo. 

CÂNCER 

O pai canceriano será aquele que vai ajudar a organizar as festas de aniversário dos seus filhos e apoiar a criatividade das crianças, encorajando-os a expressar suas emoções sem medo. Este pai é também bastante sensível. É daqueles que sabem aconchegar e pegar o filho no colo quando eles têm medo, dando carinho e cuidado. Gostam muito de ter os seus momentos de brincadeira com as crianças, principalmente quando eles estão nos primeiros anos de vida. Estes pais demonstram afeto sem medo a estes filhos, mas em compensação podem ser protetores ao extremo, não permitindo que o filho cresça com autoestima e confiança, porque querem protegê-los de todos os perigos. Criam muitas vezes seus filhos numa redoma de vidro, e este excesso de proteção pode criar adultos frágeis, vulneráveis e muito dependentes, com dificuldade de entrar na maturidade. São daqueles pais que podem se tornar muito permissivos com suas crianças, fazendo de tudo para ajudar e encobrindo os erros de seus filhotes, o que pode atrapalhar o senso de responsabilidade pela vida destas crianças, que podem correr sempre ao colo do papai em qualquer dificuldade.

LEÃO 

O pai leonino é dono de uma autoestima elevada e passa isso para os seus filhos, criando-os com muito senso de dignidade e ensinando o quanto eles são únicos e especiais. É um pai acessível, que abre espaço para que os filhos se aproximem dele sem medo para contar suas questões pessoais. O pai leonino também vai estimular os seus filhos a praticarem esportes e se destacarem em alguma habilidade, incentivando que sejam o centro das atenções em tudo o que fizerem. São pais que gostam de organizar as atividades dos seus filhos. O leonino expressa facilmente o que sente pelos seus filhos, muitas vezes até de forma exagerada, sempre abraçando e demonstrando o amor através de gestos grandiosos e muito afetuosos. O grande problema deste pai é que ele pode ser liberal em excesso quando o assunto é disciplina, deixando seus filhos fazerem o que quiserem.

VIRGEM 

O pai virginiano é aquele que vai incentivar os seus filhos a fazerem perguntas de tudo o que eles querem saber. Quando ele der um NÃO, será daquele tipo de pai que vai explicar o porquê. Preza pela saúde e alimentação dos filhos e ensina o valor de se cuidar para ter uma saúde sempre em dia. Costumam ajudar os seus filhos a fazerem atividades práticas, que utilizem o tempo livre destas crianças, ensinando o dom do serviço e o valor do trabalho. Em compensação, pode ser um pai que terá muita dificuldade em demonstrar seu amor de uma forma calorosa e este filho pode achar que seu pai não lhe ama, o que não é verdade. O jeito do virginiano em demonstrar amor aos seus filhos é cuidando deles de forma prática no dia a dia, dando comida, banho, ensinando a se vestirem etc. Aliás, o pai virginiano pode ser extremamente crítico com bagunça e desorganização. As vezes podem ser o famoso “pai chato” que não deixam os filhos brincarem com os amiguinhos na rua para não se sujarem ou contraírem alguma doença. Podem fazer de tudo para seus filhos, tirando deles a autonomia e os criando de um jeito que eles que podem achar que devem ser servidos pelas pessoas, ou então o contrário: que eles devem fazer de tudo pelos outros, sendo subserviente demais e não cuidando deles próprios.

LIBRA 

O pai libriano será daqueles que tentarão sempre ser justo com suas crianças, principalmente se tiverem mais de um filho, procurando não privilegiar nenhum deles e tratá-los todos da mesma maneira. Criarão seus filhos ensinando-os a serem justos com as pessoas a sua volta. Será um pai muito preocupado com educação e provavelmente seus filhos estudarão nos melhores colégios. Ensinará seus filhos a se comportarem e se vestirem da maneira correta. Esses pais valorizam muito a aparência e as boas maneiras, além de incentivarem seus filhos em relação às atividades artísticas, estimulando a imaginação e a fantasia. Demonstram muito amor às crianças e cuidam para que elas estejam sempre limpas, bem vestidas e arrumadinhas. Em compensação, este pai pode mimar os pequenos demais, principalmente se na sua própria infância ele não teve condições de poder ter o que hoje os seus filhos podem receber dele. Costumam valorizar aquilo que sociedade entende como correto, se preocupando com as aparências dos seus filhos mais do que com aquilo que eles levam dentro deles como virtudes e valores.

ESCORPIÃO 

O pai escorpiano é daqueles pais que ensinarão seus filhos a serem fortes e controlados emocionalmente. Gostam de se interessar por aquilo que suas crianças apreciam na intenção de conversarem sobre coisas comuns com seus filhos. Colocam as crianças para cuidarem dos afazeres domésticos. Para estes pais, sua família e seus filhos são seus bens mais preciosos. Zelam de forma apaixonada e intensa para que sua família tenha sempre o melhor, mas às vezes super protege seus filhos e os controla demais. São pais que dificilmente admitirão para um filho que errou, o que pode gerar um enorme ressentimento nesta criança, pois ela pode entender que ela sempre está errada. O pai escorpiano exige obediência e ensina seus filhos a serem disciplinados e educados com as pessoas. É um pai à moda antiga, conservador, rigoroso, e que leva as regras de ordem e organização da casa muito a sério.

SAGITÁRIO 

O sagitariano acredita nos seus filhos e os ensinam que eles podem ser tudo o que eles quiserem na vida, injetando fé e confiança nas suas capacidades. É um pai que valoriza a educação e estimulará o estudo em seus filhos, inclusive incentivando a ingressarem nas melhores faculdades. Gosta de conversar e brincar, sendo parceiro e amigo de suas crianças, não somente o pai. Incentiva os filhos a se expandirem intelectualmente, mostrando como é bom viajar e se aventurar pelo mundo, conhecerem novas pessoas e novas culturas. O escorpiano é o tipo de pai que até poderá frequentar a balada e as viagens com os filhos, deixando-os expostos a todo tipo de diversidade. Não deixam os filhos isolados, só no seu mundinho, mas os ensina a interagirem com as pessoas a sua volta. Em compensação, pode ser um pai excessivamente franco, falando a verdade muitas vezes de uma forma grosseira. É muito dogmático, rigoroso, que acha que só sua maneira de ver o mundo está correta.

CAPRICÓRNIO 

O capricorniano é daquele tipo de pai bastante conservador e que ensina os seus filhos a terem respeito, disciplina e responsabilidade. Gostam de proporcionar uma excelente educação, pois entendem que a ida a bons colégios, desde o início, já cria uma vantagem para os pequenos. Os filhos dos pais capricornianos serão aquelas crianças sempre mais quietas, discretas e que sabem respeitar as pessoas, principalmente as mais velhas. É um pai que leva muito a sério seu papel, pois o Capricorniano é daqueles que sacrificam a sua vida pessoal pelo bem estar dos seus filhos. Apesar do jeito durão, são carinhosos e demonstram este amor nos cuidados do dia a dia, além de ensinar os valores do dinheiro e da segurança material. Devem tomar cuidado, pois podem transmitir, aos filhos, a sensação de que apenas a segurança material importa. O capricorniano é o tipo de pai que passa tempo demais trabalhando sem dar atenção real aos seus filhos, com a mentalidade de que apenas proporcionar uma vida tranquila, financeiramente, basta. É bastante rígido nas regras de educação, mas procura ser justo.

AQUÁRIO 

O aquariano é mais que um pai para seus filhos: é um verdadeiro amigo, e para toda a vida. É daqueles pais que vão sempre estimular os pensamentos originais em suas crianças, e lhes ensinarão a terem respeito pelas diferenças das pessoas. O pai aquariano julga as coisas de uma forma racional, sempre ensinando o seu filho a usar a razão em vez do sentimento, para ver as coisas de uma forma sensata e equilibrada, mas sem se deixar levar pelo desequilíbrio emocional. Seus filhos vão estudar nas escolas mais modernas, em termos de educação, porque o aquariano está sempre contestando os modelos educacionais vigentes e tradicionais. Costumam ser ponderados na disciplina, nem punindo e sendo rigorosos demais com seus filhos, nem deixando-os soltos demais. Os pais aquarianos também são daqueles que discutem com seu filho sobre qualquer tipo de assunto. Nada é tabu e tudo pode ser falado por este filho sem medo de julgamentos. Estimulam seus filhos a serem inconformados, pensarem grande, sempre questionarem aquilo que eles veem e julgam errado e injusto no mundo. Em compensação, por serem pais extremamente racionais e anticonvencionais, seus filhos podem sentir falta de calor humano. Os pais aquarianos devem entender que muitas vezes os filhos querem ser cobrados, precisam de regras e disciplina para se sentirem amados.

PEIXES 

O pai pisciano é extremamente amoroso e geralmente perdoa o filho, em vez de disciplinar e impor algum tipo de punição. É um pai criativo e artístico, que estimula a imaginação e a sensibilidade artística também em suas crianças. Ouve com compreensão as questões dos seus filhos e se coloca no lugar deles, por isso consegue ter empatia com as necessidades de suas crianças. É um pai que vai estimular seus filhos a usarem a intuição para resolver seus problemas e achar soluções criativas para as questões que lhes afligem. É um pai que possui uma linguagem amorosa com seus filhotes, terá muita dificuldade em falar palavrão ou mesmo usar uma palavra um pouco mais grosseira do que o normal. Sabem como ninguém contar histórias para os seus filhos, e seus relatos são cheios de magia. O pai pisciano também ensina o seu filho a ter amor com todas as criaturas da terra, a ser uma pessoa que tem empatia com a dor e a necessidade do outro. Em compensação, pode ser excessivamente protetor e mimar demais seus filhos, não os preparando para a realidade do mundo. Também é um pai que tem dificuldade em ser pontual, que pode esquecer datas de aniversário, festas no colégio etc. o que pode dar uma falsa impressão de que ele não se importa com seus filhotes, mas ele é somente distraído.

Da redação