00:00
21° | Nublado

Cuidados para conter a Covid-19

Foto: Divulgação/PMF

Publicado em 17/12/2020

Na próxima semana, uma das datas mais esperadas do calendário será comemorada, o Natal. Em 2020, além da típica preocupação com as compras, a população deve se atentar aos cuidados para não disseminação do novo Coronavírus. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que alguns cuidados devem ser essenciais ao realizar as compras, especialmente nestes últimos dias que antecedem a data, que podem ter mais aglomeração de pessoas. Confira:

- As máscaras devem ser usadas durante todo o período fora de casa, ela funciona como um filtro e dificulta a infecção pelo vírus.

- Higienize as mãos freuqentemente e evite tocar muito nos produtos;

- Ao entrar no estabelecimento, a população deve se atentar se os funcionários estão todos usando máscaras e se há disposição de álcool gel ou líquido no local.

Caso alguma dessas exigências, bem como o distanciamento não esteja sendo seguido é possível denunciar o local por meio do link: https://covidometrofloripa.com.br/, na aba “denúncias Vigilância Sanitária”. 

- Mantenha o distanciamento entre outras pessoas dentro do local também é outra medida importante. Os estabelecimentos devem manter o distanciamento de 1,5 metros entre os clientes em filas, por exemplo.

- A permanência pelo menor tempo possível dentro das lojas também é recomendada e diminui os riscos de contaminação. A orientação é que se possível os produtos já sejam pesquisados com antecedência e que o cliente vá objetivamente comprar o que deseja. 

- A administração municipal orienta ainda que, se for possível, a população busque horários de menor fluxo, assim evitando que haja muitas pessoas em um só local ao mesmo tempo. 

Vigilância orienta Shoppings 

No último fim de semana, a  Vigilância Sanitária de Florianópolis fez ação preventiva em todos os shoppings da Capital notificando e orientando os locais sobre as regras para não disseminação do novo Coronavírus. As orientações são preventivas e tiram possíveis dúvidas dos comerciantes.

Da redação