00:00
21° | Nublado

Construção ao lado do terminal urbano será Centro de Inovação Social

Obra em andamento (Imagem: Leonardo Sousa)

Publicado em 07/01/2021

Ainda no primeiro semestre de 2021, a primeira incubadora social do município deverá ser entregue pela Prefeitura de Florianópolis. O Centro de Inovação Social, em Santo Antônio de Lisboa, ao lado do Terminal Urbano (TISAN), já teve início das obras e em breve se tornará um espaço para fomentação o empreendedorismo na cidade. De acordo com a Prefeitura, com a retomada econômica, os esforços para qualificação de profissionais e geração de emprego na Capital serão prioridades nos próximos anos de mandato. 

Imagem do projeto (Crédito: Divulgação/PMF)

A idealização da incubadora social é uma parceira entre a Rede Solidária Somar Floripa e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Capital. O espaço físico deve ser voltado à formação de empreendedores sociais, com módulos completos de contabilidade, comunicação e outros, para pessoas que gostariam de atuar ou já são atuantes em projetos sociais e que querem criar instituições, bem como empreendedores que desejam implantar uma área social em seus negócios. A ideia também é que no Centro de Inovação possam ser ofertados cursos de qualificação para geração de empregos e renda. 

Um coworking público de 156 m² será uma das principais salas no Centro de Inovação, que também contará com sete incubadoras, auditório, biblioteca colaborativa, espaço de integração para crianças, cozinha, área de café e banheiros. Na área externa, haverá um pátio de integração, horta comunitária, arquibancada externa e áreas cobertas para alimentação, feiras e exposições itinerantes. 

O local, que já abrigou o antigo Fórum de Santo Antônio de Lisboa, tem uma área total de 1.221,90 m², sendo 1.210,21 m² de área de reforma e 11,69 m² de construção nova.

Da redação