Conscientização ambiental movimenta Jurerê Internacional
Iniciativa busca sensibilizar 50 mil pessoas sobre a poluição marinha

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae) realiza nesta sexta-feira, 31, uma nova etapa do programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente, em Jurerê Internacional. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre a redução do lixo nos oceanos e envolverá moradores e turistas em atividades interativas e educativas.
A programação acontece ao lado do posto de salva-vidas e na Concha Acústica do Jurerê Open, com a presença de entidades como Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar Ambiental. Durante a manhã, a partir das 9h, será montada uma Tenda Interativa com jogos educativos, distribuição de materiais informativos e brindes ecológicos, como lixeiras para carro, bolsas reutilizáveis e copos recicláveis. Também haverá distribuição de kits e sacos para lixo entre os banhistas.
No período da tarde, a partir das 17h, a programação segue na Concha Acústica do Jurerê Open, com brincadeiras interativas no calçadão e uma apresentação especial da banda dos Bombeiros. O Projeto Golfinhos, promovido pelo Corpo de Bombeiros, também estará presente com atividades voltadas à educação ambiental infantil.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, a iniciativa busca combater um dos maiores desafios ambientais do Brasil. “O país despeja até 1,3 milhões de toneladas de lixo nos oceanos anualmente, sendo 80% compostos por plásticos e metais que ameaçam a biodiversidade marinha e impactam a economia das regiões costeiras. Nosso objetivo é estimular uma mudança de comportamento e fortalecer a conscientização ambiental”, afirmou.
Santa Catarina conta com 41 municípios litorâneos, dos quais 28 são diretamente impactados pelo lixo nos oceanos. Além das ações de conscientização, a Semae pretende elaborar um relatório sobre o nível de educação ambiental dos moradores e turistas, subsidiando futuras estratégias de preservação.
Próximas ações do programa
07/02 – Praia da Joaquina, Florianópolis – 9h
15/02 – Praia Central, Balneário Camboriú – 9h
Nas edições anteriores, realizadas na Beira-mar Norte e na Praia do Centro, em Garopaba, cerca de 3 mil brindes foram distribuídos a mais de 1 mil pessoas.
Segundo o assessor de educação ambiental da Semae, Marcellus Brinkmann, a expectativa é que o programa impacte diretamente mais de 50 mil pessoas ao longo do verão. “Queremos incentivar um comportamento mais sustentável e formar multiplicadores que ajudem a preservar nossas praias e oceanos”, destacou.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
