Conheça o manezinho que cria conexões e compartilha as histórias da Ilha de SC
Valorizar as histórias, a cultura e as pessoas da Ilha de Santa Catarina através de passeios guiados a pé, os chamados Free Walking Tours. Com esse propósito, Rodrigo Stüpp criou o Guia Manezinho, em 2016. Nascido e criado em Florianópolis, hoje, prestes a completar 40 anos de idade (faz aniversário em julho), ele conta que sentiu muitas vezes, mesmo depois de criar o Guia, que a história e as contribuições locais são ignoradas ou diminuídas inclusive por nativos da cidade.
“Essa é a grande diferença entre o meu trabalho e muitos outros feitos com muita qualidade no Brasil e no mundo todo. Com meus Free Walking Tours, busco conexão, identidade e pertencimento em meus passeios em Florianópolis”, conta. Os passeios são destinados a moradores da cidade e a turistas do Brasil e do exterior. “Os roteiros são leves e divertidos, eu inovo na maneira de apresentar, por isso, as pessoas gostam tanto. Sou um apaixonado pelo que faço”, conta Stupp, que é jornalista e guia de turismo.
Como resultado, esse modelo que envolve propósito, conexão e valorização da identidade do manezinho conquisto o Prêmio Nacional de Turismo 2019, do Ministério do Turismo, em 2019. Rodrigo Stüpp foi vencedor na categoria Microempreendedor Individual.
Centro Histórico com casarios: olhar com outros olhos (Foto: Elena Gutiérrez Diaz)
Aproximando artistas e visitantes durante o StreetArt Tour Floripa (Foto: Jean Medeiros)
Se reiventando na pandemia
Durante a pandemia, Rodrigo Stüpp conta que tem feito roteiros privativos para grupos pequenos e compartilhado seu conhecimento também no formato virtual, seja através de lives e contação de histórias em suas redes sociais, ou textos e fotos para o portal Guia Manezinho.
Rodrigo em frente ao mural de grandes dimensões do Street Art Tour "Natureza do Desterro", no Centro da Capital, assinado pelo artista Rodrigo Rizo
Viajante, Guia de Turismo e Jornalista
Rodrigo descobriu os Free Walking Tours em 2010, em um mochilão. Jornalista e apaixonado por boas histórias, logo vislumbrou a ideia de montar aqueles tipos de passeios que fez, em Florianópolis. Anos depois, ele formou-se guia de Turismo pelo Instituto Federal de Santa Catarina e deixou as redações de jornais, sites e TV, onde trabalhou por 15 anos. Em 2019, fez uma especialização em Interpretação de Patrimônio. Desse modo, a forma de apresentar o rico conteúdo da Ilha foi aprimorada.
Acesse www.guiamanezinho.com.br para saber mais sobre os roteiros e dicas de passeios em Florianópolis.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Centro Histórico com casarios: olhar com outros olhos (Foto: Elena Gutiérrez Diaz)