Confira as últimas da Política
Evasão escolar
Uma audiência pública, dia 13, na Assembleia Legislativa, tentará traçar um diagnóstico e propor ações que possam neutralizar a histórica evasão escolar provocada pela pandemia na rede pública de ensino em SC. Só neste ano atinge 18 mil estudantes.
Corrida de cães
Que fique claro: as corridas de cães continuam livres em SC, porque um projeto de lei para proibi-las foi rejeitado por ampla maioria (17 a 3) na semana passada. Lamentável. Não basta a famigerada farra do boi para tanto macular a imagem catarinense Brasil afora?
Mistura de sentimentos
Quem viu de forma apolítica a grandiosa e pacífica concentração dessa terça-feira, 07, na avenida Beira Mar Norte, pode tirar algumas conclusões e fazer algumas reflexões. Aquelas milhares de pessoas, de todas as faixas etárias, com bandeiras e roupas verde-amarelas, vendo muitos lábaros dependurados na parte externa dos apartamentos da via pública onde mora a elite da elite da capital e boa parte do PIB de SC, fizeram questão de dar uma demonstração de apoio ao presidente, mostrar que há, ainda, muitos que tem amor à pátria e, ao mesmo tempo, externar sua indignação contra o Supremo Tribunal Federal e suas contestadas decisões.
Uma mistura de sentimentos nunca vista em tempos recentes, mas todos, conscientes ou não, com forte viés de direita, de repelência a quem contesta atitudes do presidente. A destacar a enorme - e até surpreendente - adesão ao ato, que representou um desafio à esquerda, agora na difícil tarefa de tentar reunir igual ou maior contingente de manifestantes nos seus protestos de agora em diante e, evidentemente, demonstrar que tem também suas muitas razões para berrar. As consequências, positivas ou negativas, se verão nas próximas horas, dias e semanas. Uma percepção cristalina é que, a grande maioria, com um mínimo de equilíbrio emocional em termos políticos, - silenciosa ou não, e posicionada entre opostos tão radicais - , que a tudo assiste, com certa apreensão, só deseja paz, justiça e democracia.
Inclusão
Tudo se encaminha para Tubarão ter, em breve, uma lei municipal que permite à Prefeitura conceder bolsa para jovens de famílias que moram na cidade há no mínimo dois anos e que tenham renda total de até três salários mínimos, estudarem em instituições de ensino superior instaladas no município. Bela iniciativa.
Passeio de barco
O passeio de barco pelo Lago Paranoá, da empresa Mar de Brasília, está entre os melhores do mundo na avaliação dos clientes no TripAdvisor, maior plataforma de turismo. Quem ouve ou lê isso e conhece o decantado Rio Itajaí-açu, se pergunta por que, em tempo algum, não se explorou um passeio de barco entre Blumenau e Itajaí.
Dez anos
O portal do Superior Tribunal de Justiça está destacando a passagem, domingo, 05, dos 10 anos de posse do ministro (catarinense de Timbó) Marco Buzzi. Um dado expressivo de sua atuação no STJ é a redução do estoque processual nos últimos anos: de 53%, entre 2018 e 2020, em seu gabinete. Para o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, Buzzi é um exemplo do compromisso do STJ com a celeridade da prestação jurisdicional e a segurança jurídica.
Radar
Um sinal de radar captado em uma roda de políticos do Paraná, por acaso reunidos num café de Balneário Camboriú, domingo, 05, detectou que a quebra, determinada pela ministra do supremo, Cármen Lúcia, do sigilo fiscal de 16 empresas, das quais o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) é sócio, poderá causar terremotos, inclusive em SC. A conferir.
Unanimidade
Os três senadores de SC (Jorginho Mello, Dário Berger e Esperidião Amin) votaram contra o projeto da minirreforma trabalhista, reprovado no Senado. Pudera. Continha alguns absurdos. Entre eles a dispensa de alguns direitos dos trabalhadores contratados, como férias, 13° salário e FGTS.
Jeitinho
Numa ação combinada, mas que fica nos bastidores, governadores estão fazendo imenso lobby no Congresso Nacional para aprovar projeto que tira deles e dos municípios qualquer responsabilização – ou consequência jurídica decorrente - pela não aplicação do mínimo de 25% na educação durante a pandemia da covid-19.
Fronteiras
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados rejeitou projeto que prevê quatro faixas de fronteira para os Estados brasileiros, que hoje é única e de 150 km de largura para todo o País. A proposta mantém os 150 km de largura no Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; reduz para 50 km em Rondônia; para 20 km em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e para 10 km de largura no Rio Grande do Sul, SC e Paraná.
Discriminação
A Assembleia Legislativa de SC está prestes a mandar às calendas a ideia de se exigir atestado médico das famílias ou responsáveis por alunos da rede pública de educação básica que adotam o vegetarismo ou veganismo. Teriam que provar que se alimentam bem, é isso? Porcarias industrializadas e ultraprocessadas podem levar para a escola? Sim, que vá às calendas.
Exemplo do TJ-SC
Acerca do projeto do governador Carlos Moisés de regulamentar o trabalho remoto para os servidores públicos, o ex-ouvidor geral do Estado, Dejair Vicente Pinto, cita como exemplo o TJ-SC, que o implantou de forma inédita no Brasil, pelo menos em tribunais, em 2015, e que ele, Dejair, questionado na ouvidoria, foi lá conhecê-lo pessoalmente. Lembra que ficou tão entusiasmado que levou cópias do projeto para a Secretaria de Estado da Administração, que fez cara de paisagem e pouco caso. É, teve que acontecer essa louca pandemia para que muitas cabeças começassem a pensar um pouco diferente.
Grama e tonelada
Esta coluna é do tempo em que as autoridades policiais se preocupavam em prender quem fosse flagrado fumando um “baseado” ou portasse algumas gramas de maconha para mandar o registro para os jornais. Era notícia. Os tempos são outros. Foi de chamar a atenção, sexta-feira, 03, que a ação conjunta das Polícias Rodoviária Federal e Federal, que apreendeu 24.523 quilos na BR-101, em Biguaçu, mereceu não mais que cinco segundos no principal noticiário noturno de uma rede estadual de TV. Foi visto como rotina, talvez até como notícia repetida, já que dois meses antes, flagrante parecido, com quase a mesma quantidade, foi feito na BR 282.
Mutirão
O governo estadual está dando cuidados especiais a mais uma ação social muito importante: promover um grande mutirão de cirurgias eletivas e, se não acabar, reduzir a longa fila de espera: cerca de 100 mil pessoas. Todas angustiadas, apesar de muitas terem problemas simples, porém incômodos, que podem evoluir para emergências médicas.
Condenado
A catarinense Bia Dória, mulher do governador de São Paulo, João Dória, está de alma lavada. Conseguiu uma indenização por dano moral no valor de R$ 27.143,73 do ator José Abreu, que num comentário que se tornou público a qualificou como “uma vaca”. O valor foi depositado sexta-feira, 03, informa o colunista Ancelmo Goes.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp