Concluída a revitalização do calçadão da Paulo Fontes
Obras iniciaram em setembro de 2022
Foi concluído nos últimos dias a revitalização do passeio público do canteiro central da Avenida Paulo Fontes, no centro histórico de Florianópolis. O calçadão ladeia o Mercado Público e a Praça do Largo da Alfândega, assim como o Terminal Integrado do Centro (TICEN).
O passeio vai da altura da Rua Arcipreste Paiva até um pouco à frente do Camelódromo, sentido Beira-Mar Norte, com 490 metros de extensão e 1.408,35 metros quadrados de área total. Ele foi alinhado à Praça do Largo da Alfândega, de modo que o principal serviço executado correspondeu à demolição do antigo piso de concreto que se encontrava bastante danificado e sua substituição por pavimentos variados.
Assim, ganhou piso de granito nas duas travessias de pedestres (em frente ao Camelódromo e entre o Mercado Público e a Praça do Largo da Alfândega), e deck com bancos para contemplação e descanso paralelo ao que existe na praça em direção ao espelho d’água. Além de pavimento de concreto nos demais trechos e piso podotátil direcional e de alerta, e guia contornando canteiros, em atenção às normas de acessibilidade.
Pessoas em situação de rua são tema de audiência pública na Capital
As obras no passeio público do canteiro central da Avenida Paulo Fontes também abrangeram a demolição de muretas e alvenarias; a revitalização dos meios-fios; a colocação de gradil novo em determinados locais; a remodelação do paisagismo, com o redimensionamento dos canteiros, plantio de grama (a que existia estava desgastada) e de árvores de porte médio, e a instalação de lixeiras, floreiras e dois tótens com mapas táteis com orientações sobre pontos turísticos e históricos do entorno.
Passeios do entorno requalificados
Os serviços executados pela Pavicon Construções Ltda e conduzidos pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura, iniciaram em setembro de 2022 e tiveram o prazo inicial prorrogado em função do recesso de final de ano da empreiteira, dos eventos de Carnaval e do aniversário da cidade ocorridos na região, e das fortes chuvas. Além do que, com a retirada da passarela metálica em frente ao Terminal Rodoviário Rita Maria, os trabalhos englobaram a requalificação dos passeios do entorno do calçadão da Paulo Fontes para que a área da rodoviária até o centro leste tivesse acessibilidade. O investimento total foi de R$1.865.629,23.
Da redação
Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045