Concerto no TAC promete imersão musical e visual
Apresentação mistura repertório clássico e novas linguagens artísticas

Após um ano fechado para reformas, um dos mais tradicionais teatros de Florianópolis reabriu ao público no mês de março com um calendário de eventos especiais, promovidos pela Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina. A Orquestra Filarmônica Catarinense, OFiC, preparou um concerto especial para celebrar a nova fase do teatro. O espetáculo musical “Metamorfoses I” será apresentado no dia 25 de março, terça-feira, às 20h, e promete uma viagem musical através do tempo, com obras compostas desde o período Barroco até os dias atuais. O repertório inclui composições de Villa-Lobos, Vivaldi, Piazzolla, Bouny e Gershwin. Os ingressos estão disponíveis pelo link.
O pianista Pablo Rossi explica que o concerto que será apresentado no TAC é o primeiro de uma série conceitual da Temporada Orquestral 2025 da OFiC. “Esse concerto reforça o compromisso da Orquestra com formatos de apresentações que unem performances musicais a recursos artísticos complementares, como vídeos, narrações e atuações teatrais, para assim construir uma narrativa musical completa. Esse é mais um espetáculo que foi construído para levar, além da música, conhecimento sobre a arte ao público, e cumpre a nossa missão de democratizar a música de concerto, através da construção de uma narrativa musical”, comenta.
Ao longo do espetáculo, serão apresentadas obras celebradas e já conhecidas do grande público, como uma seleção das "Quatro Estações", do mestre italiano Antônio Vivaldi, e das "Estações Portenhas", do revolucionário Astor Piazzolla.
“Durante o espetáculo, além, da apresentação musical, a OFiC transportará a plateia para uma experiência de conhecimento da essência de cada um desses compositores, com o uso de recursos que facilitam a compreensão da música, da época em que foi composta e da história”, comenta Pablo.
O concerto ainda inclui obras de um dos maiores gênios da música brasileira, Heitor Villa-Lobos, além da compositora Elodie Bouny, que faz uma homenagem à Floresta Amazônica e, para encerrar a formação de cordas, ao lado do pianista Pablo Rossi, irá interpretar a "Rhapsody in Blue", do americano George Gershwin.
Os ingressos para o espetáculo são de R$40,00 inteira e R$20,00 meia entrada. Quem levar 1kg de alimento não perecível também paga meia entrada.
O evento conta com o patrocínio da Ciser, Diamante Energia, Engie, Sicoob e Duas Rodas, além da Multilog como apoio cultural, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A OFiC também tem a parceria institucional da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Fábrica de Comunicação, OneWG, Hurbana e Central Floripa.
Sobre a OFiC
A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
