00:00
21° | Nublado

Comprometimento com a gestão, por Octávio Lebarbenchon

Comprometimento com a gestão, por Octávio Lebarbenchon
Paixão pelo trabalho e compromisso com propósito transformam negócios e pessoas. (Foto: Freepik)

Publicado em 28/10/2025

Nestas minhas andanças pelo mundo das organizações dos negócios, tenho percebido que alguns erros graves têm provocado o fechamento de muitas empresas.

Aqui vou relatar alguns, que podem identificar pontos de atenção e reflexão que devem ser urgentemente tratados e resolvidos, para evitar que sua empresa entre em curva descendente, o que normalmente leva ao fim da operação.

Uma dica inicial: se vai ter sócios, escolha pessoas tão comprometidas e apaixonadas quanto você, que estejam dispostas a sonhar e vibrar na mesma sintonia.

Um segundo ponto de atenção é a escolha, seleção, da sua equipe de trabalho.

Contrate pessoas que queiram ser felizes com você, pessoas que tenham propósito semelhante ao seu, pessoas que acordem e digam que faz sentido estar neste barco, navegando junto com você e seus sócios.

Pessoas que não se apaixonam pelo que fazem abandonam rapidamente os desafios que a vida nos apresenta todos os dias.

Outro ponto importante é: conheça muito o seu produto ou serviço, seja o mais crítico que puder, exija sempre o melhor, não se acomode com entregas mais ou menos.

Às vezes nos deixamos enganar, achando que o nosso produto é o máximo, mas fique ligado e observe se é mesmo; ouça o seu cliente, ele pode te ajudar muito.

Outro erro que percebo muito é a falta de processos. Processos bem estudados, bem desenhados e estruturados podem mostrar erros básicos que, com uma simples melhoria, podem fazer uma grande diferença.

Os processos organizacionais, quando bem aplicados, modificam a cara de uma empresa, dando mais qualidade e produtividade.

Por fim e deixei para o final propositadamente, pela importância que ele tem: dedique seu tempo ao planejamento. Se você não souber para onde quer ir, qualquer vento é bom, mesmo um vendaval.

Discutir bem, com tempo e ouvindo todos os envolvidos, é fundamental para que saibamos para onde queremos ir.

Aprender com o passado, viver o presente e planejar o futuro tem sido uma fórmula de sucesso, tanto na vida pessoal como no mundo corporativo.

Uma vez me disseram: “Meu mundo não tem nenhum glamour, professor, mas a paixão que tenho pelo que eu faço me faz sentir uma pessoa iluminada, pois estou todos os dias na busca de contribuir para um mundo melhor.”

Uma boa gestão faz um mundo ser muito melhor.

 

 

Leia também:

- Vida ativa: a nova tendência do século XXI, por Vinícius Lummertz

 

 

 

Para ler outras colunas do empresário Octávio Lebarbenchon  clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Octávio Lebarbenchon

Octávio Lebarbenchon

Empresário, consultor, conselheiro e professor universitário há mais de 30 anos na UDESC/Esag das matérias de negociação, vendas e liderança.


Ver outros artigos escritos?