COMCAP anunciou greve na manhã desta terça (12), mas plano emergencial do executivo já está em andamento
Na manhã desta terça-feira (12/3), a COMCAP (Companhia Melhoramentos da Capital) anúncio paralisação do serviço por tempo indeterminado. O anúncio foi feito após assembleia com os trabalhadores da autarquia.
Os motivos pelo estado de grave foram, por parte do SINTRASEM, a renovação do acordo coletivo, investimento no serviço público, manutenção dos direitos trabalhistas e o fim da terceirização do serviço da coleta de lixo.
Em nota, o SINTRASEM explica o direcionamento da entidade, “Só o prefeito pode evitar a greve da categoria atendendo nossa pauta, investindo na Comcap e renovando o acordo coletivo sem rebaixar salários”.
Por outro lado, segundo o executivo municipal, o ato grevista tem motivação política uma vez que as negociações com o sindicato ainda não foram concluídas, já que a data-base dos servidores, anualmente, ocorre em abril. O município já ingressou no judiciário com pedido da ilegalidade da greve. Além disso, iniciou o desconto dos dias parados no salário dos servidores, e também começa a abrir processo de demissão dos grevistas.
Plano emergencial de coleta de lixo
Em entrevista ao Imagem da Ilha, o prefeito garantiu há um plano de contingência emergencial para suprir as necessidades de coleta e limpeza da cidade. Para isso disse Topázio "utilizaremos a empresa tercerizada que já nos atente no Norte, Continente e Leste da Ilha para nos suprir emergencialmente a coleta de lixo no Centro e no Sul da Ilha. Com isso vamos administrar o problema, mesmo que com algum prejuízo para a população".
Em relação as alegações do SINTRASEM sobre perda salarial e benefícios, o prefeito afirma que não houve perda salarial ou benefícios já existem para os servidores. E continua: "no ano passado, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) cancelou o acordo coletivo que estava em negociação. Agora os aqueles benefícios não estão mais em discussão devido o acordo coletivo ter sido cancelado pelo Tribunal, mas isso o sindicato não conta para os servidores".
Novas equipes
Para além das regiões Norte, Continental e parte do Centro, atendidas pela empresa terceirizada e onde a coleta de resíduos opera normalmente, seis novas equipes terceirizadas serão acionadas para realizar a coleta na Bacia do Itacorubi, Leste e Sul da Ilha, ao longo desta terça-feira, 12. A partir de amanhã, 13 de março, serão dez equipes adicionais trabalhando nas regiões citadas.
Da redação
fonte PMF
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045