Coluna Urbano Salles - 1ª quinzena de outubro/2019
Só ela é assim
Uma pergunta que não se cala em Coqueiros: por que a Professor Bayer Filho é a única rua ainda não asfaltada em toda a região? Em tempos de "asfaltaço", a via permanece pavimentada com lajotas que com frequência se soltam e causam danos aos veículos.
Presença forte
Grupo liderado pela professora Elisa Piazza, da disciplina de Semiologia Médica, representou o curso de Medicina da Unisul no XV Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que reuniu em Florianópolis mais de 5000 participantes do Brasil e exterior. Elisa recebeu uma homenagem especial do presidente do evento, Carlos Roberto Seára Filho, pelos serviços prestados à Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Carrinho de bebê
Chuchi Silva e Breno Maestri estão saboreando a experiência de serem avós pela segunda vez. Nasceu Luca, filho de Livia e Enzo Maestri.
Espaço ativo
O curador de arte Zezeca Pereira volta a agitar este mês o Espaço Cultural do Terminal Rita Maria com a exposição Coturnos & Violetas, da fotógrafa Maristela Giassi, filha de Zefiro Giassi, fundador da rede de supermercados que leva seu sobrenome.
Segundo sentido
Arte e gastronomia
Virou tradição: todo mês um artista tem trabalhos expostos - e colocados à venda - no Ostradamus Coqueiros. Em outubro, o convidado é o franco-brasileiro Bruno Barbi. Nascido em Toulouse, na França, e radicado desde a infância em Florianópolis, o artista apresenta trabalhos da série Revida. São telas pintadas com tinta acrílica no tamanho 50x60cm.
Da tinta ao vinho
A artista plástica Janete Machado Sena, de Florianópolis, conquistou o primeiro lugar no Grande Prêmio Cidade de Davos, na Suíça. O quadro selecionado será o rótulo de vinho da vinícola de Jarno Trulli, ex-piloto da Fórmula 1.
Madeira nobre
A leiloeira Carmen Capella reuniu um tesouro de grande valor histórico com 33 itens que pertenceram a Hercílio Luz. O acervo, que deverá ir a leilão em breve, inclui até a cama do ex-governador.
Destino: Ásia
A arquiteta Natália Prates, do escritório 3P Studio, começou outubro em Singapura, viagem que foi fruto da conquista do Concurso Expressão Portinari. Ela e as sócias Julia Prado e Aline Pires, as únicas vencedoras do Sul do Brasil, faturaram o prêmio de melhor “Cozinha ou Espaço Gourmet” graças a um projeto de cozinha para um loft em Florianópolis.
Respeito ao planeta
Da casa no campo integrada à natureza e triplamente premiada na Casa Cor 2018, Cris Passing agora aposta na sustentabilidade em um ambiente essencialmente urbano. O Loft Duo, instalado na sobreloja do Cidade Milano, traz contemporaneidade, elegância, aconchego e a nobreza dos ambientes representadas pela presença equilibrada de três elementos da natureza que são o carro-chefe do projeto: madeira, ferro e pedra, colhidos sempre em fornecedores com processos de extração e produção sustentáveis e certificadas.
Oscar da inovação
Com 10 categorias, o Prêmio CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) deste ano tem como novidades premiações de Economia Criativa, Startup do Ano e Projeto de Governo. As inscrições estão abertas até o próximo dia 31, data em que a instituição comemora 35 anos de atividades. A cerimônia de entrega acontece dia 19 de novembro, no auditório da Softplan, no Sapiens Parque.
Boa causa
Vai até o final do mês no Jurerê Open Shopping a tradicional Campanha de Arrecadação de Brinquedos, ação social que acontece todos os anos em comemoração ao Dia das Crianças. As doações de itens novos e usados (em bom estado) podem ser depositadas em caixas coletoras localizadas em cinco pontos espalhados pelo balneário. Os brinquedos vão ser entregues para a Casa Lar Luz do Caminho, que atende crianças que tiveram seus direitos violados, seja por abuso ou abandono.
Luxemburguenses
Depois da fonoaudióloga Elisa Gomes Vieira, mais florianopolitanos estãos prestes a também conquistar o sonhado passaporte europeu. Em novembro, Renato Olinger Prazeres, os filhos e os netos se tornarão oficialmente cidadãos de Luxemburgo, um pequeno país com 500 mil habitantes rodeado pela França, Bélgica e Alemanha. O processo burocrático para obtenção da cidadania durou cerca de um ano.
Alianças nos dedos
Samuel Besen e Daniele dos Santos casaram na Igreja Matriz de Biguaçu. A cerimônia foi acompanhada por muitos familiares, amigos e colaboradores do Direto do Campo da Avenida Beira-Mar, cujo donos, Regina e Elder Besen, são pais do noivo. A festa para os convidados aconteceu em Antônio Carlos, no Centro de Eventos Santo Expedito.
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?