00:00
21° | Nublado

Coluna do Urbano Salles - 2ª quinzena de dezembro

Pausa para leitura: o empresário Jaime de Paula, da Neoway, confere a edição da quinzena no Café Cultura do Espaço Primavera

Publicado em 18/12/2018


Plateias encorpadas
 
A Arena Petry, em São José, estreou sua agenda artística com números robustos. O primeiro show da casa (sertanejo), na noite de inauguração, reuniu 15 mil pessoas. O segundo, com os Tribalistas, atraiu 6 mil.
 
Esqueceram delas
 
A decisão de proibir o estacionamento para implantação de uma ciclovia em toda a extensão da Avenida das Rendeiras está causando forte apreensão entre quem dá nome à via: as rendeiras de bilro. Herdeiras de uma tradição cultural iniciada com a chegada dos açorianos à Ilha, muitas receiam que haverá queda no movimento de turistas por causa da falta de lugar para parar. Um grupo já prepara um abaixo-assinado contra a medida.
 
Mais empregos
 
A W Koerich Imóveis estima que o K-Platz Mall, recém-inaugurado em Campinas, irá gerar mais de 500 postos de trabalho a partir de 2019. O empreendimento já inicia com duas operações: Body Hall Academia e Forneria Catarina.
 
Conchas, sementes...
 
Criado por Cascaes e Peninha, o presépio natural e artesanal da Praça XV, atração cinco estrelas da decoração natalina da Ilha, está completando 25 anos sob a responsabilidade do artista plástico e mestre presepista Jone Cezar Araújo. O projeto é patrocinado pela Prefeitura através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Eletrosul.
 
Topo do pódio
 
José Alfredo Santos Abrão vai receber R$ 40 mil do Ministério da Cultura pelo primeiro lugar no Prêmio de Incentivo à Publicação Literária "100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922". O mesmo valor será dado a outros 24 escolhidos. Abrão venceu com a novela inédita "Andares entre Dois Andrades". Numa rede social, o autor comemorou a vitória anunciando que espera lançar o livro em 2019 "nas praças onde tenho mais histórias e relações": São Paulo, Florianópolis, Campão e Recife, onde ele atualmente mora e trabalha.
 
Primeiro, na Ilha
 
Estimulado pela parceria de sucesso com a produtora Eveline Orth, Ney Matogrosso, aos 77 anos, escolheu Florianópolis para a pré-estreia em fevereiro do seu novo show, "Bloco na Rua", sucessor de "Atento aos Sinais", em cartaz desde 2013. O título vem da mancha-rancho "Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua", sucesso de Sergio Sampaio em 1972.

Bolachões de peso
 
Dica para os amantes do vinil: capas de discos que fizeram história na música nacional e internacional estão em exposição até 17 de fevereiro no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no CIC. "Escolhidos pela Capa" tem a curadoria dos DJs Jean Mafra, Marcelo Pimenta, Grazi Meyer, Felipe Martins e Gustavo Monteiro. Eles selecionaram o material entre os cerca de 5 mil discos do acervo do Museu.
 
Consumo em alta

Um recorde histórico de demanda acaba de ser registrado no sistema elétrico da Celesc: às 15h do último dia 12 a quantidade de energia exigida foi de 4.826 MW, valor 1,4% superior ao recorde anterior de 4.760 MW, registrado em 20 de fevereiro de 2017, também às 15h. A empresa acredita que as altas temperaturas, aliadas aos sistemas de refrigeração das residências e comércio operando ao mesmo tempo, favorecem essa demanda. O gerente André Konig estima que esse valor poderá ser superado já nos últimos dias de dezembro ou durante os meses de janeiro e fevereiro, podendo se aproximar de 5 mil MW, dependendo da temperatura e do aquecimento da atividade econômica.
 
Maçã e nozes
 
As irmãs e sócias Lisandra e Carina Nienkoetter são as responsáveis por trazer para Florianópolis a primeira franquia da "Ah! Cucaria", marca que nasceu em janeiro de 2017 em Joinville sob o comando da família da vencedora do Festival de Cucas em 2014, Asta Hetzer.  A loja abriu dia 12 no Koerich Beiramar Office, com a assinatura dos arquitetos Beatriz Coppola e Vitor Alvarenga, e é a primeira da Ilha dedicada às cucas, uma tradição germânica que se tornou famosa no Brasil.
 
Folia de verdade

O designer Mauro Thezainer assina a marca de 2019 do bloco de jornalistas "Pauta que Pariu", que vem esse ano com o tema "Fake news, no império da mentira, verdade é no PQP". No último Carnaval, o agito reuniu mais de 2,5 mil pessoas na Escadaria do Rosário.

Mais produtividade

O Judiciário catarinense registrou alta histórica no ano que está terminando, conforme balanço divulgado pelo presidente Rodrigo Collaço. Pela primeira vez na última década, foram julgados mais processos do que os recebidos pelo TJ-SC e pela Justiça de 1º grau no mesmo período.  

Histórias recolhidas

Serão doados a escolas, bibliotecas, instituições culturais e universidades sediadas em Florianópolis os exemplares que restaram do lançamento do livro “Rancho de pescador na Ilha de Santa Catarina”, do jornalista Paulo Clóvis Schmitz e do fotógrafo Danísio Silva. É o 11º livro da dupla, todos voltados para aspectos da história e da memória da capital catarinense.

Terra prometida

Depois de viajarem por diversos países atuando em projetos para ajudar a salvar o planeta, os amigos Bruno Lisboa Diotallevy e João Kraeski deixaram de vez a rotina em Florianópolis e agora estão morando em Lisboa, meca de muitos brasileiros em 2018. O foco da dupla na capital portuguesa é na divulgação de produtos ecologicamente corretos, como escovas de dentes de bambu e canudinhos reutilizáveis.
 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?