Centro Histórico vira palco de festa e cultura
Público poderá conferir carros antigos, atividades infantis, apresentações culturais e visitas guiadas ao patrimônio histórico da capital

No sábado, 26 de julho, ocorre mais uma edição da Feira Viva a Cidade, dessa vez comemorativa, celebrando os 65 anos da CDL de Florianópolis. Com programação cultural intensa, mais de 100 expositores e diversas atividades para toda a família, a festa acontece das 10h às 19h30, com entrada gratuita, e ocupa a tradicional Praça XV de Novembro, e as ruas João Pinto, Tiradentes, Nunes Machado e Saldanha Marinho.
A programação conta com diversas atrações, divididas em setores, como o Setor Viva Sabor, o Setor Viva Arte e Palavra e Viva Estilo. Além dos estandes e food trucks, a feira terá uma exposição de veículos antigos, no Setor Viva Clássicos. A exposição é realizada em parceria com os grupos União Antigos Floripa e Antigos pela Ilha – Floripa, que reúnem colecionadores, restauradores e apaixonados pela cultura automotiva clássica. Uma oportunidade para conhecer de perto veículos que marcaram época e celebrar a estética, a engenharia e a memória afetiva de outras décadas.
A música e a cultura também ganham espaço, com dois palcos: o Viva Música e o Viva a Rua. Entre as atrações, estão apresentações com o Boi de Mamão, a Mostra Aliança Francesa de Cinema de Animação, peças de palhaçaria e circo. Para as crianças, um setor especial com brinquedos gigantes, pintura facial e oficinas recreativas.
Já para celebrar a história da cidade, passeios guiados serão promovidos pela pesquisadora e educadora Eliane Veras da Veiga. Serão dois roteiros disponíveis, o primeiro às 11 h, com reunião em frente à Catedral irá explorar espaços como a Praça XV, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, o Memorial Miramar, o Museu Palácio Cruz e Sousa, a Igreja do Rosário e o Mercado Público. O segundo roteiro às 14 h irá explorar o setor portuário e igrejas. O encontro é no mesmo local: escadaria da Catedral. A atividade é gratuita.
O Sesc Prainha também será um grande parceiro da feira, e vai promover uma programação especial. O público vai poder participar de oficinas, aulas abertas, ações de saúde,, atividades infantis e visitar o Museu do Sesc gratuitamente. O Sebrae-SC também estará presente no evento, com equipe para atendimento ao público.
Outro destaque desta edição é a presença do Cidades Invisíveis, projeto nascido em Florianópolis que realiza ações socioculturais em diversas regiões do Brasil com foco na inclusão social e na redução das desigualdades. Durante a feira, será promovido mais uma edição do “Projeto RUA” (Ressignificação Urbana Artística), intervenção artística com a pintura de bituqueiras em 10 pontos diferentes do Centro Leste da capital catarinense, unindo arte e consciência ambiental, com o plano de intervir em vasos, bancos, lixeira e murais ao longo do ano. A atividade será conduzida por Tuane, artista urbana, produtora cultural e coordenadora artística do CI e Danka Umbert, reconhecido por sua arte autoral e espontânea ao redor do mundo. Fundado em 2012, o Cidades Invisíveis desenvolve projetos que oferecem acesso à educação, saúde, arte, lazer, esporte e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade, transformando realidades por meio do fortalecimento comunitário e do investimento em oportunidades no presente.
Todas as informações da Feira Viva a Cidade CDL 65 anos podem ser conferidas no site da entidade, assim como os estandes e expositores participantes e as atividades oferecidas durante o evento.
TRÂNSITO
A feira acontece das 10h às 19h30, ocupando a tradicional Praça XV de Novembro (Rua dos Ilhéus) e as ruas João Pinto, Tiradentes, Nunes Machado e Saldanha Marinho. Por isso, mudanças no fluxo de veículos serão necessárias durante o evento, com interdições temporárias na região. A Guarda Municipal de Florianópolis estará presente no local, orientando os motoristas, que devem se programar com antecedência e evitar os trechos.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
