00:00
21° | Nublado

Capital recebe última Roda de Bênção com Camila Gomes
O evento une cânticos, rituais com ervas medicinais e conexão com saberes ancestrais, em ambiente de acolhimento e cura

Capital recebe última Roda de Bênção com Camila Gomes
A benzedeira mais jovem de Santa Catarina realiza última Roda de Bênção gratuita nesta quarta-feira, às 17h, no Palácio Cruz e Sousa. (Foto: @nathalliad_ph)

Publicado em 21/07/2025

Florianópolis se despede nesta quarta-feira (23) de uma das experiências mais singulares e transformadoras do ano: a última Roda de Bênção gratuita com Camila Gomes. Mais conhecida como Camila Benzedeira, ela é considerada a benzedeira mais jovem da Ilha de Santa Catarina e proporciona escuta sensível e conexão profunda com os saberes ancestrais da benzedura. 

A Roda será às 17h no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no coração da capital catarinense. A entrada é gratuita, mas é preciso chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência para a retirada dos ingressos, que costumam se esgotar rapidamente. O encontro conta, também, com tradução em Libras.

Durante os últimos três meses, Camila reuniu cerca de 50 pessoas por encontro, formando círculos de cura e acolhimento. Em um ambiente de silêncio, partilhas, cânticos e rituais com ervas medicinais, os participantes vivenciaram uma limpeza energética coletiva que vai muito além do corpo: toca a alma, fortalece os vínculos e reverencia as raízes culturais brasileiras.

"Benzer é cuidar com amor, presença e intenção. É lembrar que todos temos dentro de nós a capacidade de se curar e de cuidar do outro", afirma Camila, que além de benzedeira é psicóloga, artista, educadora e comunicadora. Desde o início do projeto, em 2022, ela vem desmistificando e democratizando a prática do benzimento, reconhecida em Florianópolis como patrimônio imaterial da cidade.

Realizada com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Política Nacional Aldir Blanc, a temporada 2025 contou com quatro encontros desde maio, todos repletos de significados e conexões. A produção é assinada por Camila em parceria com a MAF Economia Criativa, e conta com o apoio institucional do Museu Histórico de Santa Catarina.

A Roda de Bênção é aberta a todos os credos, idades e histórias de vida. "Essa é uma experiência ecumênica, intuitiva e viva. Se você sente no coração o chamado, venha. Esse será nosso último encontro da temporada, e queremos fechar esse ciclo com toda a luz e presença que pudermos reunir", convida Camila.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI