Cantora catarinense amplia a força feminina na cena musical
Uma nova safra de artistas catarinenses tem bebido das angústias da crise e do isolamento social para apresentar uma pulsão criativa que não pretende esperar o cenário econômico arrefecer para mostrar seu vigor. Nesse contexto, a cantora catarinense Ayleen entrega, como cartão de visita da sua estreia musical, o single autoral "Each Other". A faixa chegou às plataformas digitais na última sexta, 16/04.
Na canção de estreia, ela narra trechos de uma relação amorosa em declínio. Uma balada dançante que conforta, é atual e despretensiosamente reflexiva, que transita entre o pop grooveado e sutis camadas de soul, com seus sopros jazzísticos. “Each Other” é o primeiro registro da série de singles que Ayleen pretende lançar em 2021, produzidos de forma independente durante o isolamento social, com as gravações dos instrumentos e processo criativo feitos à distância.
“Na pandemia, me bateu um sentimento de urgência criativa para, finalmente, registrar minhas músicas que estavam guardadas e escondidas há muitos anos. ‘Each Other’ foi minha primeira composição depois de um longo período de bloqueio criativo. Foi ela que deu vazão a uma série de músicas novas e achei que seria justo transformá-la em meu primeiro lançamento autoral.”
A busca pela saúde mental, feminismo, vínculos de amizade e a relação com a ausência do pai, falecido quando tinha um ano de idade, são pautas comuns e urgentes que embalam as batidas contemporâneas dos próximos singles.
Projetos anteriores e empoderamento feminino
Após dedicar os últimos anos a projetos ligados ao blues e ao jazz, ao lado do guitarrista Rafael Meksenas e do trompetista Bruno Passos, com o 4 Seasons Jazz Trio, a artista enfim lança um registro autoral genuinamente pop. Em “Each Other”, as crenças da cantora de 27 anos ficam claras em fartes doses de ideologia feminista.
Ciente da situação social e política do país e cheia de opiniões a respeito dos porquês da ascensão de pautas conservadoras em todo o mundo, a voz de Ayleen pela valorização da mulher artista e independente no Brasil é a sua bandeira mais proeminente.
“Ser mulher e produzir música de forma independente no Brasil, com recursos e orçamento limitados, é uma grande quebra de paradigma, ainda mais durante uma pandemia. Hoje, eu monetizo minha criação musical com meu trabalho como professora de canto e com a produção de itens próprios da marca Ayleen. Exige planejamento, resiliência e crença na arte. Viver da profissão que se ama, e ser realizado financeiramente por meio dela, é uma forma de resistência.”
Ouça “Each Other”- Ayleen, clicando em uma das opções abaixo:
Spotify
Deezer
Apple Music
Youtube
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!