Camerata oferece curso gratuito para estudantes
Projeto forma novos públicos para a música com abordagem humanística, interativa e acessível

A Camerata Florianópolis traz mais uma novidade para a Capital catarinense: o curso “Formação de Plateias". Ministrada pelo compositor, pianista e professor Alberto Heller, as aulas iniciam no dia 11 de agosto, das 19h às 21h, na sede da orquestra no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. O curso é totalmente gratuito, contendo 10 encontros - dois por semana - e ao final, o estudante receberá o certificado de participação. Com vagas limitadas, os interessados devem fazer a inscrição pelo site.
A formação, que tem como objetivo principal sensibilizar, educar e preparar o público para apreciar, compreender e se envolver com diferentes manifestações musicais, é voltada para estudantes do ensino público da Grande Florianópolis (Ensino Médio, EJAs e Universitários).
O professor Alberto Heller afirma que o curso vai oferecer subsídios para a compreensão e melhor fruição não apenas da música dita “clássica”. “Vamos trabalhar a linguagem musical enquanto elemento essencial na formação cultural de nossa sociedade, sempre pensada numa perspectiva humanística ampla e abrangente, indo além da música dita ‘clássica’”, explica.
PONTOS IMPORTANTES A SEREM TRABALHADOS:
– Diferença entre escuta passiva e escuta ativa;
– Elementos básicos da música (ritmo, melodia, harmonia, timbre, forma);
– Como identificar estilos e gêneros musicais;
– Breve panorama da história da música;
– Música e sociedade: o papel da música em diferentes épocas e culturas;
– Principais movimentos musicais e seus impactos sociais;
– O que é uma experiência estética musical;
– Discussão sobre sensações, emoções e interpretações pessoais;
– Atividades interativas como ouvir e discutir obras;
– Diferença entre concertos clássicos e populares;
– Etiqueta e comportamento em diferentes tipos de eventos musicais;
– Projetos de democratização do acesso à música; e
– O papel das escolas, ONGs e grupos culturais.
Segundo a produção do projeto, em breve, será aberta uma segunda turma na sede da Camerata Florianópolis e, ainda neste semestre, o curso será levado para dentro de duas escolas públicas da Capital.
SOBRE ALBERTO HELLER
O compositor, pianista, professor e pesquisador Alberto Andrés Heller nasceu em 1971 em Buenos Aires, Argentina, mudando-se com sua família em 1973 para Curitiba e naturalizando-se brasileiro em 1989. Foi em Curitiba que iniciou seus estudos de música, estudos que prosseguiram na Alemanha em 1993. Graduado e pós-graduado como pianista concertista pela renomada Escola Superior de Música ‘Franz Liszt’ em Weimar, Alemanha (1993-1998), é mestre em Educação (UFSC, 2001-2003) e doutor em Literatura (UFSC, 2004-2008). Heller reside desde 2000 em Florianópolis.
Há vários anos Heller vem ministrando cursos, palestras e seminários em diversas cidades do Brasil e da Alemanha, atuando também em festivais, oficinas e concursos (atuou como jurado em mais de trinta concursos nacionais e internacionais de piano, coros e orquestras). Paralelamente à prática musical, seu interesse vem se voltando há muitos anos para os estudos interdisciplinares, especialmente nas áreas de arte, filosofia e psicoterapia (possui formação como Gestalt-Terapeuta no Instituto Müler-Granzotto em Florianópolis).
Com produção de Pablo Assi e coordenação geral de Maria Elita Pereira, o curso “Formação de Plateias” é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, via Lei Rouanet.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
