00:00
21° | Nublado

Balneabilidade no Norte da Ilha é discutida em reunião nessa segunda, 09

Rio do Brás (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 10/01/2023

Nessa segunda-feira, 09, a reportagem do Imagem da Ilha acompanhou a reunião mensal da Ong Codeni (Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha).

O principal tema do encontro foi a precariedade da balneabilidade das praias do Norte de Florianópolis com o crescimento assustador de pontos impróprios para o banho de mar. A situação do Rio do Brás, em Canasvieiras, e do Rio Papaquara, que integra a bacia hidrográfica do Rio Ratones, também foram pontos abordados.

Na ocasião, o Codeni sugeriu a implantação de um sistema de aeração do Rio do Brás, para minimizar o número de algas anaeróbicas que causam mau cheiro e aumentam a poluição.

Estiveram presentes no evento o secretario Municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, e o secretário adjunto, Lucas Arruda; um corpo técnico de Meio Ambiente, com oceanógrafos, engenheiros químicos e sanitaristas; e integrantes da sociedade civil.

Procon multa Apple em R$ 8 milhões na Capital

Na ocasião, foi apresentado pela Prefeitura da Capital, um projeto de microdrenagem que engloba a manutenção dos canais de drenagem, o desassoreamento do Papaquara, monitoramento ambiental, ampliação da rede de esgoto para 100% de cobertura, gestão dos sistemas de drenagem de praia e revitalização ambiental do Rio do Brás, dentre outras ações.


O mapa ao fundo mostra o número de bandeiras vermelhas em praias impróprias para banho no período entre Natal e Ano-Novo
 

A situação do Rio do Brás foi alvo de exposições do secretário do Meio Ambiente de Florianópolis Fábio Braga destacou as ações que a prefeitura adotou em relação ao local, e as que virão no futuro, em relação à balneabilidade do Norte da Ilha, como a vistoria dos imóveis da região, buscando ligações clandestinas, ou falta de ligação na rede.

Também falou sobre a ação de limpeza dos canais artificiais de drenagem na região do Rio Papaquara, como contratação, por lote, da limpeza dos canais e a retirada dos materiais do rio, com licenciamento ambiental.

Moradores questionam

Alguns moradores dos Ingleses reclamaram que o bairro é sempre o último da fila. Um deles, sr Gerson, levantou o seguinte questionamento: “se todos sabem que chove sempre ao final de cada ano, então por que não há uma prevenção, por que não se antecipa ao problema, já que todo o ano é a mesma coisa?”

O secretário adjunto Lucas Arruda levantou um ponto, no mínimo sem sentido:: por que o Instituto do Meio Ambiente (IMA), que é estadual, faz a coleta em pontos críticos após as chuvas, em um período que a cidade está cheia de turistas?

Coluna do Urbano Salles: Confira mix de notícias sobre SC

Nota da redação: O fato de o IMA fazer análise de balneabilidade em pontos críticos é porque é lá que se dará o retrato real de uma possível poluição. Se nesses pontos a análise estiver boa, estará boa em todos os outros pontos.

Os moradores saíram esperançosos da reunião, já que, segundo o secretário adjunto Lucas Arruda, o Prefeito Topázio Neto pretende se dedicar de “corpo e alma” para solucionar esse problema que já dura décadas.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br