Arte uruguaia desembarca em Florianópolis
Evento gratuito acontece de 6 a 30 de março no Museu da Escola Catarinense

O espaço artístico uruguaio “uyArtistas” escolheu Florianópolis para realizar sua primeira mostra internacional de artes visuais, a “Coletiva Internacional uyArt! / Brasil 2025”. Na ocasião, serão expostas mais de 50 obras de 46 artistas uruguaios que trabalham com pinturas, esculturas e artes digitais. A mostra será de 6 a 30 de março, no Museu da Escola Catarinense (MESC)/UDESC e, para a vernissage, a expectativa é de que a maioria desses artistas esteja na cidade com suas famílias, para celebrar o marco importante para o coletivo.
Há três anos o “uyArtistas” realiza exposições, oficinas, congressos e eventos culturais no Uruguai, sempre com muito sucesso; a escolha de fazer uma primeira mostra internacional na capital catarinense é estratégica. A cidade é considerada a mais inovadora do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), a partir de uma pesquisa feita pela ESPM. A integração entre criatividade e empreendedorismo foi a característica que concedeu o reconhecimento à Florianópolis, que tem as cidades Vitória (ES) e Curitiba (PR) como vice e terceira posição no ranking.
Além disso, um dos diretores fundadores da uyArt!, o uruguaio Ricardo Botana, mora em Florianópolis há 22 anos. Botana, que fez a produção geral e a curadoria dos artistas que irão participar da mostra, trabalha como produtor cultural na cidade e comenta que está muito feliz em trazer a exposição. “Temos uma comunidade de uruguaios muito ativa em Florianópolis, mas esperamos chegar também no público local com essa exposição, fato que, sem dúvida, será uma grande festa e um ótimo intercâmbio cultural entre a cena artística daqui e de Montevideo”, observa.
Mostra, turismo e oficina
Uma programação intensa recepcionará os artistas que virão para a abertura do evento. Desde jantar em restaurante típico de Florianópolis e um passeio por alguns pontos turísticos da cidade, até workshop com um dos artistas da técnica ‘fisgital’ mais conhecidos do Uruguai, Federico Butler, no sábado (8). As inscrições para a oficina “Ferramentas Digitais para Artistas” custam R$500 e podem ser feitas pelo Instagram. Para participar, é conveniente ter iPad, Apple Pencil e Procreate já instalado.
De acordo com Botana, a exposição dos 46 artistas do coletivo uyArt! trará uma visão plural e vibrante da criação artística contemporânea, refletindo a intenção e os objetivos do grupo, levando para a mostra e a oficina diversas linguagens expressivas. “Temos um olhar que contempla a diversidade e um projeto que representa um salto qualitativo da projeção da arte uruguaia no cenário internacional, incentivando a coexistência de artistas com diferentes formações e experiências no campo das artes”, observa.
A “Coletiva Internacional uyArt! / Brasil 2025” foi declarada de interesse ministerial pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério de Educação e Cultura do Uruguai e conta com o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis. A exposição é gratuita e fica em cartaz no MESC/UDESC, no Centro de Florianópolis, até o dia 30 de março.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
