00:00
21° | Nublado

Arquitetura de luto com a morte de Carmem Seara Cassol
Reconhecida por sua contribuição ao desenvolvimento urbano da capital catarinense, Carmem foi também a primeira coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Carmem deixa um legado de dedicação, inovação e transformação urbana de Florianópolis. (Foto:Arquivo pessoal) ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 15/09/2024

Faleceu hoje, aos 83 anos, a arquiteta Carmem Seara Cassol, pioneira no campo da arquitetura em Santa Catarina. Nascida em São Sebastião do Paraíso (MG), Carmem formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1964. Em 1965, já radicada em Florianópolis ao lado de seu esposo, o também arquiteto Ademar Cassol, ela fez história ao se tornar a primeira mulher a obter o registro profissional de arquiteta no estado, junto ao CREA/SC.

Reconhecida por sua contribuição ao desenvolvimento urbano da capital catarinense, Carmem foi também a primeira coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cargo em que desempenhou um papel fundamental na formação de novos profissionais.

Nos anos 80, foi uma das grandes mentes por trás do projeto do Beiramar Shopping, símbolo da modernização de Florianópolis. Ao lado de Ademar Cassol, liderou o escritório de arquitetura responsável pelo empreendimento.

 Visionária, Carmem insistiu em buscar inspiração nas principais capitais do país para criar um projeto que refletisse inovação e sofisticação, características marcantes de seu trabalho.

O velório será realizado amanhã, segunda-feira,16 de setembro, na Capela A do Cemitério do Itacorubi, com início às 7h. O sepultamento ocorrerá às 16h.

Carmem deixa um legado de dedicação, inovação e transformação urbana, sendo uma figura admirada e respeitada por sua contribuição à arquitetura e ao desenvolvimento de Florianópolis.

Da redação.

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI