00:00
21° | Nublado

Armazém Rita Maria é o novo ponto cultural e de encontro no centro de Florianópolis
Com um mix de 20 operações, o centro multiuso abriu suas portas centenárias ao público com programação de shows e espetáculos

Fotos: Juliano Pfutzenreuter Nunes/@@volofilmes

Publicado em 01/02/2022
Florianópolis tem um novo ponto de encontro no centro: o Armazém Rita Maria foi aberto, na última sexta-feira (28/01), com uma programação de shows e espetáculos, como Cadu Duarte, Expresso Rural, Flora Gil e Luiz Meira, atraindo um público plural. 
 
O primeiro show no Armazem Rita Maria teve a participação de Luiz Meira (foto) com imagem de Carl Hoepcke ao fundo, e do grupo Expresso Rural.
 
Localizado próximo à Avenida Beira-mar e à Ponte Hercílio Luz, os seis galpões abrigam um mix de empório gourmet, restaurantes, cafeterias, galeria de arte, lojas de moda e home décor, mini market, além de um biergarten ao ar livre. 
"É uma tendência mundial: cidades revitalizando seus centros históricos, ressignificando espaços que compõem a memória afetiva da sociedade”, afirma Patrícia Grillo, sócia proprietária da Hoepcke Empreendimentos. 
 
Inspirado no Chelsea Market, de Nova York, onde funcionava a antiga fábrica da Nabisco até 1922, o Armazém reeditou um ícone de modelo arquitetônico fabril onde funcionavam as fábricas de gelo e pregos, trazendo uma pegada cosmopolita, vanguardista e histórica.
 
Os seis galpões contemplam Boteco Rita Maria, Casas com Alma, Cervejaria Kill Brew, Coffee Train, Empório Dom, Ethne, Freddo Gelateria, Galeria Mamute, Gare du Vin, Juliana Hames, Le Pario, Lulu Marché, Gare du Vin, Noir Sushi, Oakberry Açaí, Olivia Cocina & Pasta, On Bier Cervejaria, Starbucks, Tomato Forneria, Tomato Grigliatta e Vacuno.
 
“Nossa expectativa foi muito além do que imaginávamos. O estoque de cinco dias programado pelas operações acabou no primeiro final de semana e foi necessário um replanejamento para atendermos a demanda do público. Estamos muito felizes e satisfeitos. Entendemos que temos um local diferenciado e único, e isso está impactando as pessoas”, conta a superintendente Sara Miroski. 
 
Com dois mil metros quadrados, o espaço chama atenção pela preservação da arquitetura ao revitalizar a construção que data de 125 anos. Cuidado e preocupação especiais que tiveram a arquiteta Luisa Grillo, responsável pelo projeto arquitetônico e de interiores, e o arquiteto restaurador Jonathan Carvalho. O projeto paisagístico ficou a cargo de Ana Trevisan. 
 
“É muito bonito que as novas gerações valorizem e façam essa homenagem ao meu bisavô Carl Hoepcke (1844-1924), imigrante alemão que aos 19 anos desembarcou no Brasil para viver, trabalhar e cuidar de sua família. Um homem de vanguarda que teve a visão de empreender em Florianópolis, àquela época Desterro, uma pequena província”, emocionava-se Annita Hoepcke da Silva (1937-2021), em uma reunião no início da concepção do projeto.
 
O Armazém abre diariamente, a partir das 11h. Para maiores informações, acesse o site www.armazemritamaria.com.br
 
Da Redação
 
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!