Alimentação hospitalar ganha sabor e afeto
Pacientes em cuidados paliativos recebem preparações especiais e mais saborosas

Com o objetivo de proporcionar mais conforto e bem-estar aos pacientes internados, a equipe de Nutrição do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), desenvolve preparações especiais adaptadas às necessidades de cada paciente. A iniciativa visa diversificar o cardápio, especialmente para aqueles em cuidados paliativos, garantindo não apenas o aporte nutricional adequado, mas também uma experiência alimentar mais prazerosa.
A nutricionista Gabriela Cristofoli Barni, do setor de Hotelaria Hospitalar do HU-UFSC, explicou que a equipe busca criar opções diferenciadas sempre que possível. "Em algumas datas especiais, ou para atender demandas específicas, como foi o caso dos pacientes em cuidados paliativos na semana passada, nós buscamos oferecer algo diferenciado", relatou.
Entre as opções preparadas recentemente, destaca-se um sorvete à base de banana congelada e leite de coco. "A gente não tem muitos ingredientes específicos para esse tipo de preparo, mas aproveitamos o que temos em estoque. Por exemplo: os pacientes adoram sorvete, então preparamos um com banana congelada e leite de coco. Também vamos variando as frutas conforme o que recebemos, como morango ou manga", explicou Gabriela.
Para a paciente Louredana Pinheiro de Lima da Cunha, internada há 17 dias, a introdução do sorvete foi um alívio após um longo período de alimentação restrita. "A minha alimentação veio de muito mingau e sopa, era só isso que eu comia. A sopa, eu acabei enjoando e ficou só o mingau. Mas quando trouxeram o sorvete, mudou tudo! Foi maravilhoso, muito gostoso. Deu até uma levantada no ânimo", contou.
A equipe de nutrição busca constantemente inovar, introduzindo novos sabores e preparações para evitar a monotonia alimentar. "A ideia agora é criar algo com chocolate. Queremos variar para evitar que os pacientes enjoem dos mesmos sabores. Além disso, de vez em quando fazemos bolos, pêra em calda, tapioca e outras preparações", acrescentou a nutricionista.
Gabriela destacou ainda a importância do olhar humanizado na alimentação hospitalar: "Nem todos podem consumir os mesmos alimentos, então respeitamos as dietas e condições clínicas de cada um. Mas, dentro do que é permitido, tentamos sempre incluir algo especial. Hoje, por exemplo, teremos pavê de sobremesa para todo o hospital. A ideia é trazer um pouco mais de conforto através da alimentação".
A iniciativa conta com a parceria entre a equipe de nutrição e a equipe clínica do hospital. "Temos uma parceria com as demais nutricionistas, que sempre nos questionam sobre o que podemos preparar. Nosso objetivo é proporcionar uma alimentação diferenciada e mais prazerosa para os pacientes, sempre que possível", concluiu Gabriela.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI