00:00
21° | Nublado

Ainda sem a praça: terreno do Forte São Luís aguarda pela obra prometida

Foto: HBN/Imagem da Ilha

Publicado em 12/03/2021

A praça no terreno do Forte São Luís, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, bem em frente ao Beiramar Shopping, deveria ter sido entregue à comunidade no primeiro semestre de 2020. Mas isso não ocorreu. Quem passa no local, pode ver que as obras ainda não começaram, e o terreno está abandonado, tomado por mato e com água acumulada em alguns pontos. 

A área de quase 2 mil ², que anteriormente pertencia ao exército, foi cedida para a Prefeitura de Florianópolis em dezembro de 2016. Um termo de adoção foi assinado no dia 01 de novembro de 2019, e o Beiramar Shopping ficou responsável por todo projeto, execução e manutenção do espaço.

Após quase um ano da previsão de entrega, entramos em contato com a PMF. O secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, nos informou que aguardava a liberação do IPHAN para dar prosseguimento às obras. ”Quando o IPHAN autorizar o projeto, a Prefeitura vai fazer a Terraplenagem e o Beiramar Shopping vai dar prosseguimento às obras da praça. Será uma parceria”, disse.

Porém, contatamos o IPHAN, que, em nome de Maria Eduarda da Rosa, apoio administrativo do gabinete - IPHAN/SC,  nos informou o seguinte: 

“O IPHAN recebeu somente na data de hoje, 10/03/2021, o necessário  projeto de monitoramento arqueológico, solicitado desde 10/08/2020 (conforme ofício SEI nº 2108721). Tal projeto será analisado dentro do prazo legal que dispomos para tal e após a publicação da portaria autorizativa, a obra poderá ser retomada. O processo pode ser consultado pelo SEI nº  01510.000494/2018-72, disponível para consulta pública pelo sitio eletrônico do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br na aba SEI! Consulte seu processo”

.Questionada sobre o motivo da demora do recebimento do projeto, Maria Eduarda nos informou que isso deveria ser questionado à Prefeitura da Capital. De acordo com ela, o IPHAN tem 30 dias para analisar o projeto e aprová-lo ou solicitar complementação, se for o caso.

Entramos novamente em contato com o secretário Valter Gallina. Ele nos disse que, assim que receber a autorização do IPHAN, a terraplanagem do terreno será iniciada.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!