00:00
21° | Nublado

Aeroporto de Floripa cresce no cenário internacional
Janeiro e fevereiro superam expectativas e consolidam nova tendência

Novas rotas internacionais impulsionam a movimentação no terminal. (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom)

Publicado em 01/04/2025

A temporada de verão 2024/2025 trouxe um crescimento expressivo para o Aeroporto de Florianópolis, que alcançou um aumento de 77% nas operações internacionais. Entre dezembro e fevereiro, o terminal recebeu mais de 1,5 milhão de passageiros, um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, reforçando sua posição como um dos principais destinos aéreos do país.

Dados da Zurich Airport Brasil, administradora do terminal, revelam que mais de 500 mil passageiros estrangeiros passaram pelo aeroporto em um único mês, atingindo a marca de 547.203 viajantes internacionais. Além disso, dois dias de janeiro foram históricos para o terminal:

19 de janeiro: recorde de movimentação, com 20.400 passageiros;

25 de janeiro: maior volume de decolagens internacionais em um único dia, totalizando 32 voos.

Terceiro aeroporto com mais passageiros estrangeiros no Brasil

Nos últimos três meses, 541.613 passageiros internacionais passaram pelo terminal catarinense, posicionando-o como o terceiro do Brasil em movimentação de viajantes estrangeiros, ficando atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Aeroporto de Florianópolis mantém essa colocação.

A Argentina lidera entre os países de origem, com 258 mil passageiros transportados entre Florianópolis e Buenos Aires, Córdoba e Rosário, um crescimento de 58% em relação à temporada anterior. Santiago do Chile vem em seguida, registrando um aumento de 80% na movimentação de passageiros. A alta demanda fez com que até dez voos diários fossem operados por Latam, Sky e JetSmart.

Outro fator que impulsionou a internacionalização do terminal foi a implantação de rotas diretas para Lisboa (Portugal) e conexões com os Estados Unidos e Caribe via Panamá. Essas operações, lançadas em 2024, registraram uma ocupação média de 85% durante o verão.

Janeiro e fevereiro com fluxo elevado

Janeiro, tradicionalmente o mês mais movimentado do aeroporto, manteve sua liderança, mas nesta temporada o volume de passageiros se manteve elevado também em fevereiro, com uma média de 17.500 passageiros por dia, apenas 100 a menos que janeiro.

“Nosso trabalho em parceria com diversas instituições tem sido essencial para ampliar as opções de voos e posicionar Santa Catarina como um destino estratégico no cenário nacional e internacional. Os resultados desta temporada refletem o esforço conjunto”, destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

As rotas mais movimentadas foram Congonhas e Guarulhos (SP) e Santiago do Chile. Ao todo, o aeroporto operou 22 rotas nacionais e internacionais, incluindo:

Domésticas: Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP); Galeão (RJ); Brasília (DF); Confins (BH); Foz do Iguaçu e Curitiba (PR); Chapecó (SC); Pelotas e Santa Maria (RS); Recife (PE);

Internacionais: Santiago (Chile); Aeroparque e Ezeiza (Buenos Aires, Argentina); Córdoba e Rosário (Argentina); Lima (Peru); Lisboa (Portugal); Cidade do Panamá (Panamá); Montevidéu (Uruguai); Assunção (Paraguai).

Os recordes alcançados confirmam o Aeroporto de Florianópolis como um hub relevante no Brasil, fortalecendo sua conexão com destinos internacionais e contribuindo para o crescimento do turismo em Santa Catarina.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI