00:00
21° | Nublado

Adesão à greve diminui em Florianópolis
A greve dos servidores municipais chega ao sexto dia; Confira a situação dos serviços

A paralisação que iniciou no dia 12 de fevereiro continua a mobilizar trabalhadores, embora com adesão em declínio. (Foto: Sintrasem)

Publicado em 18/02/2025

Os servidores municipais de Florianópolis seguem em greve nesta terça-feira (18), completando seis dias de paralisação. O movimento teve início no dia 12 de fevereiro. Nesta terça-feira, a adesão ao movimento diminuiu, com mais servidores retornando às atividades.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) declarou a greve ilegal um dia após seu início, determinando multa diária de R$ 200 mil ao sindicato.

Reforma previdenciária é o ponto central do impasse

A paralisação foi deflagrada em protesto contra um projeto de reforma previdenciária que tramita na Câmara de Vereadores. O sindicato afirma que a medida compromete a aposentadoria dos servidores. O texto foi analisado na segunda-feira (17) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do legislativo municipal.

Diante das restrições nos atendimentos, a prefeitura reforçou a estrutura das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e orienta a população a buscar informações antes de se dirigir às unidades. O serviço Alô Saúde Floripa está disponível pelo telefone 0800-333-3233 para esclarecer dúvidas e oferecer atendimento remoto.

Decisão judicial prevê sanções aos grevistas

Na última quinta-feira (13), o TJSC determinou que a paralisação é inconstitucional por não ter seguido os trâmites legais, como a notificação prévia à população sobre os serviços afetados. A decisão do desembargador Luiz Fernando Boller também autoriza o desconto salarial dos dias não trabalhados.

O impasse segue sem previsão de encerramento, enquanto sindicato e prefeitura mantêm suas posições.

 

Situação dos serviços diante da Greve do Sindicato
18/02/2025

Educação 

EBM 

Unidades com atendimento integral - 3
Unidades com atendimento parcial - 30
Unidades sem atendimento - 6
Porcentagem de profissionais em greve - 56,4%

NEIM

Unidades com atendimento integral - 11
Unidades com atendimento parcial - 67
Unidades sem atendimento - 6
Porcentagem de profissionais em greve - 42,62%

Saúde

Porcentagem de profissionais em greve - todos os serviços - 17,59%

Centros de Saúde com maior percentual de profissionais em greve - Itacorubi, Estreito, Novo Continente, Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses, Trindade 

UPAS - funcionamento normal, com equipes reforçadas 

-

Antes de sair de casa, pacientes devem procurar o Alô Saúde Floripa para tirar dúvidas sobre o funcionamento do serviços e também solucionar o que for possível de forma remota, pelo 0800 333 3233.

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI