ACL homenageia personalidades com sua maior honraria
Solenidade aconteceu no salão nobre da Casa José Boiteux, com a presença dos membros da ACL e convidados
Na noite desta terça-feira, 16 de abril, a Academia Catarinense de Letras realizou a solenidade de entrega da Medalha Academia Catarinense de Letras (ACL). Essa é uma honraria que a entidade concede àqueles que fortalecem as atividades culturais do Estado. “É um reconhecimento para as pessoas que de diferentes maneiras valorizam a cultura da terra catarinense”, destaca Lélia Pereira da Silva Nunes, presidente da ACL. Mesmo já presente no estatuto da entidade, essa foi a primeira vez que a Academia concedeu a honraria, um marco na história da entidade. Na ocasião, foram agraciadas quatro personalidades: o empresário Antonio Koerich, o presidente da Unicred Valor Capital, Carlos Gilberto Crippa, e os acadêmicos da ACL Jali Meirinho e Pericles Prade.
Carlos Gilberto Crippa também foi enaltecido por seu trabalho na área da saúde, bem como atuação junto as comunidades. Médico mastologista, grande parceiro da Rede Feminina de Combate ao Câncer e voluntário de todas as campanhas do Outubro Rosa. A acadêmica Lélia Pereira da Silva Nunes destacou o fazer cultural tanto de Crippa quanto da Unicred.
Pericles Prade é formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e ex-juiz federal em Florianópolis e em São Paulo. Membro da Academia Paulista de Direito, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, da Academia de Ciências de Roma, da Associação Brasileira de Magistrados Federais, da Associação dos Advogados de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil (secções de São Paulo e de Santa Catarina). O acadêmico José Isaac Pilati enalteceu o trabalho desenvolvido por Pericles, com mais de 70 obras publicadas, em diversas áreas. “Pericles não impõem limites ao escrever, exercendo sempre a liberdade de criar. Em sua homenagem relembrou grandes celebres que também destacaram sua genialidade, como Carlos Drummond de Andrade.