00:00
21° | Nublado

Abuso infantil tem dados alarmantes em SC. E mais!

Entre janeiro 2019 e maio de 2023 foram registrados 21,4 mil crimes de violência sexual contra pessoas vulneráveis no Estado, 85,91% cometidos contra vítimas do sexo feminino (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 26/05/2023

Abuso sexual I

   Quinta-feira, 18, foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujos números de casos são alarmantes em SC. Entre janeiro 2019 e maio de 2023 foram registrados 21,4 mil crimes de violência sexual contra pessoas vulneráveis no Estado, 85,91% cometidos contra vítimas do sexo feminino. Os registros de ocorrência ainda mostram que as meninas entre 10 e 18 anos são as mais acometidas por esses crimes (47,5% dos casos), que em geral acontecem na parte da tarde, entre as 12 horas e as 17h59m. O perfil dos agressores também chama atenção, já que em 97% dos registros o autor se trata de um homem e em 43% das ocasiões ele têm entre 25 e 50 anos de idade.

 

Abuso sexual II

   Por louvável iniciativa da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), escolas da rede estadual de ensino começaram a receber adesivos de divulgação do Disque 100, canal de denúncia a vítimas de abuso e violência sexual infantojuvenil. O material deve ser distribuído pelos educadores a todos estudantes e colados na capa ou contracapa dos livros didáticos.

 

Homoafetividade

  Faz 10 anos a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinando que nenhum cartório no Brasil poderia recusar a celebração do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desde então houve 76.430 registros, 56% entre casais femininos e 44% entre casais masculinos. A lista dos Estados com mais celebrações é liderada por São Paulo (38,9%), seguido pelo Rio de Janeiro (8,6%), Minas Gerais (6,6%), SC (5%) e Paraná (4,6%).

 

Mato sem cachorro

   Em mais um capítulo da mais que enjoada novela de egos e vaidades para liberar-não-liberar as obras da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o Tribunal Regional Federal de Porto Alegre autorizou a retomada, mais uma vez. Na decisão, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus faz uma observação espantosa. Destacou que a nota técnica utilizada como fundamento no 1º grau “constitui-se em documento apócrifo, no qual sequer há indicação do responsável pela sua elaboração, sendo, portanto, desprovido de validade jurídica” (!?).  Por aí se pode avaliar o nível atual de algumas instâncias de nossa justiça, a Federal, no caso. Um mato sem cachorro. Socorro!

 

Entorno

   Cada um dos 81 senadores da República dispõe de R$ 265.120 mensais para contratar funcionários para seus gabinetes e escritórios de apoio no Congresso e nos respectivos Estados. Um ranking, feito pelo portal da revista Veja, põe Eduardo Gomes (PL-TO) na liderança, com 83 servidores. Os três senadores de SC – Jorge Seif, Ivete da Silveira e Esperidião Amin - estão na parte debaixo do ranking, com 28, 38 e 39, respectivamente.

 

Moralidade

   Foi numa praia de SC e sob um guarda-sol – não foi informada qual -  que dois vereadores de Jataizinho, no Paraná, votaram, por videochamada, em projeto de aumento de seus próprios salários. O Ministério Público achou que isso atentou contra a moralidade e em ação civil pública está pedindo que paguem uma indenização de R$ 50 mil cada um por danos morais coletivos. É pouco, pelo cinismo.

 

Pequenos gestos

   Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Do ano 2000 até 2022, 85.853 mulheres foram doadoras de 176.898 litros de leite humano em SC. Leite que é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?