00:00
21° | Nublado

A força da compaixão tibetana toca SC
Grupo do Monastério Drepung Loseling realiza turnê espiritual no Brasil com passagem marcante por Florianópolis

A força da compaixão tibetana toca SC
Florianópolis e Canelinha receberam parte da turnê internacional que homenageia os 90 anos do Dalai Lama e celebra a cultura tibetana. (Foto: Zé Paiva)

Publicado em 19/07/2025

Com uma noite em Florianópolis e quatro dias em um retiro em Canelinha, ambos eventos cheios, os monges budistas da Turnê de Artes Místicas Tibetanas deixaram um rastro de encantamento e ensinamento da compaixão em Santa Catarina. As apresentações de cânticos sagrados, com uso de instrumentos tradicionais, impressionaram o público, pelas virtuosas entoações, com temas como paz mundial e bem estar para todos os seres. Além disso, o grupo confeccionou uma detalhada mandala de areia do Buda da Medicina no Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) Mendjila, em Canelinha, que, ao final, foi dissolvida cerimonialmente, como prática sobre a impermanência de todas as coisas. Também foram realizadas variadas cerimônias, como o puja de remoção de obstáculos, uma prática de uma hora que envolve a recitação de memória de longas preces e mantras, além de cânticos sagrados e meditação silenciosa.

O renomado mestre Geshe Lobsang Dhondup, que é o Oficial Cultural do do XIV Dalai Lama para a África do Sul, integrou a turnê e deu ensinamentos no Templo Ecumênico da Universidade Federal de Santa Catarina e no CEBB Mendjila. Ao explicar as motivações e os benefícios da meditação, Geshe Dhondup provocou: "Suponha que alguém um dia riscou o seu carro. Quando você vê, fica cheio de raiva e, chegando em casa, quebra sua televisão e joga seu celular contra a parede. Alguns aqui deram risada, mas isso é exatamente o que fazemos habitualmente. Se alguém nos faz algo ruim ou nos critica, sentimos raiva e nossa mente vaga por pensamentos que revivem esse acontecimento repetidamente. Ao fazermos isso, estamos gerando problemas e sofrimentos adicionais a nós mesmos, que vão se refletir em nossa saúde, afetando pulmão, coração e todo o sistema imunológico”.

A turnê está passando por 12 municípios brasileiros e irá a diversas outras cidades da América Latina, como parte das comemorações pelos 90 anos do XIV Dalai Lama realizadas por todo o mundo ao longo de 2025. Os eventos em Santa Catarina foram promovidos pelo CEBB Florianópolis e CEBB Mendjila, em parceria com a Tibet House Brasil e o Monastério Drepung Loseling, na Índia. O intuito foi aproximar o público brasileiro das expressões artísticas e espirituais do Tibete e difundir os valores de paz, compaixão e sabedoria universal.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI