A Ética no mundo dos negócios
Entenda por que a ética deve estar no centro das decisões organizacionais

Interessante trazer este tema para o dia a dia das organizações.
Muitos me têm questionado sobre qual o motivo de o tema ética não virar matéria obrigatória na academia, seja na graduação, seja na pós-graduação.
Como professor de ética, sinto-me à vontade para discorrer sobre o tema e levá-lo à discussão com todos vocês.
Existem vários bons conceitos de ética. Talvez o mais famoso seja o conjunto de regras, valores e princípios que buscam ser universais e comandar e orientar a vida em sociedade, sendo este o mais comum deles. Aqui lembro, com efeito de complementação de ideias, que a moral é a prática da ética, recordando bem as palavras do brilhante filósofo Sérgio Cortella.
Eu brinco em sala dizendo que o melhor conceito de ética pode ser traduzido como “ter um bom sono, dormir bem”. Brincadeiras à parte, também podemos fazer uma simbologia e dizer que praticar a vida ética é como fazer academia todos os dias. Precisamos dessa musculatura ética para que a sociedade possa evoluir e, acima de tudo, respeitar a humanidade em sua plenitude.
As organizações éticas promovem a paz, o equilíbrio e o respeito à diversidade, implantando-as na prática.
Falamos muito em ESG/ASG (ambiental, social e governança).
Respeitar o meio ambiente, a sociedade, a inclusão social e as regras que serão aplicadas, bem como seus processos, são aspectos de respeito à ética. Isso, sim, pode ser considerado como a ética no mundo das organizações.
Seja ético, promova a ética e a pratique. Só assim as organizações serão melhores, o mundo vai ser melhor, as pessoas vão ser melhores e teremos um lugar melhor para viver. Quando falamos de ética, estamos falando de vida; quando falamos de ética nas organizações, estamos falando de respeito à vida dentro do ambiente de trabalho. Não esqueçamos que as organizações só existem porque existem pessoas dentro delas. Portanto, organizações éticas tornarão este mundo um lugar mais livre para se viver. Seja ético.
Leia também:
- Inflação prevista para 2025 recua
Para ler outras colunas do empresário Octávio Lebarbenchon clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Octávio Lebarbenchon
Empresário, consultor, conselheiro e professor universitário há mais de 30 anos na UDESC/Esag das matérias de negociação, vendas e liderança.
Ver outros artigos escritos?

Notícias relacionadas Ver todas
