5G será ativado hoje, 22, em Florianópolis
Especialista diz que, em cerca de quatro anos, a nova tecnologia vai substituir a atual e também parte da rede fixa
O sinal 5G será ativado nesta segunda-feira, 22, em Florianópolis, juntamente com Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Com a ativação, o Brasil passa a ter 12 capitais (Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Goiânia, Curitiba) com o recurso.
A implantação do sinal de internet 5G em todas as capitais brasileiras deverá ser realizada até 28 de outubro deste ano. Mesmo assim, as expectativas sobre as mudanças que a tecnologia vai provocar na vida das pessoas e empresas são enormes.
Segundo Luiz Puppin, especialista em Comunicações Móveis, a sociedade começa a viver uma nova revolução. “O uso do 5G mudará completamente nossas vidas. Seja no campo, nas cidades, nas casas, no comércio, na indústria; tudo será impactado positivamente”, diz.
Outra boa notícia refere-se ao menor tempo de expansão. “Não teremos necessidade de construir toda a infraestrutura para isso, basta uma torre e um equipamento para gerar a cobertura. Estimo que em cerca de 4 anos o 5G vai substituir o 4G e uma parte da rede fixa que temos hoje”, destaca Puppin. Até o fim de 2022, ele prevê que cerca de 2 milhões de brasileiros terão acesso ao 5G.
A quinta geração de conectividade de rede móvel foi desenvolvida com foco na comunicação entre objetos. Milhões deles estarão interligados simultaneamente à internet, o que vai gerar bilhões de dados instantâneos e permitir tomar decisões mais ágeis e mais assertivas. Ao mesmo tempo, des acordo com o especialista, "essa ‘conversa dos equipamentos’ vai favorecer a automação de processos, diminuir o trabalho operacional, gerar mais eficiência, segurança e produtividade".
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI