00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 23/05

Prioridades públicas fora do lugar no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 23/05/2025

Desprezível

   Se todas as pessoas que dedicam horas para cuidar desses bebês reborn adotassem crianças abandonadas, órfãs, necessitadas ou vulneráveis, seguramente o mundo seria bem melhor. Deprime ver o Congresso Nacional, assembleias legislativas, câmaras de vereadores e prefeitos, como os de Chapecó e Florianópolis, perdendo seu precioso tempo com uma pauta tão desprezível.


 

 

“Bebês reborn” 2

   Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues deu ordem de internar em serviços psiquiátricos e psicológicos locais quem levar tais bebês em posto de saúde municipal para consultas.


 

CPMI do INSS

   Os senadores já começaram a definir os integrantes da Comissão Parlamentar Mista do INSS. No Progressistas, encabeçado pela  senadora Tereza Cristina (PP-MS), quem está na liderança para integrá-la como titular é o senador Esperidião Amin, que tem feito manifestações indignadas com o roubo dos aposentados e pensionistas.

 

 

Exclusão

    As 1.100 novas soldados do Exército que serão incorporadas a partir de março de 2026, atuarão em 45 unidades espalhadas por todo país. O alistamento feminino voluntário começou em janeiro e vai até junho. Nos três primeiros meses recebeu  27 mil inscrições. Na região Sul elas serão lotadas em seis unidades do Rio Grande do Sul e três do Paraná. Nenhuma em SC. Estranho.

 

 

Tostão e bilhão

   Todos os descontos de aposentados e pensionistas do INSS estão suspensos após a descoberta da roubalheira feita por várias organizações vigaristas que se apoderaram de R$ 6,3 bilhões. Entre as raras exceções está a Associação de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Tubarão, com 588 associados ativos, cujo desconto mensal era de R$ 8.390, enquanto os bandidos levavam bilhões.


 

Jeitinho

   Conforme a “Folha de S. Paulo”, 31 parlamentares de 11 partidos atuaram, desde 2019, contra o controle de descontos em benefícios no INSS.  Uma medida provisória enviada por Bolsonaro em janeiro de 2019 estabelecia que a autorização para os descontos de associações deveria ser "revalidada anualmente". Vinte e seis parlamentares propuseram a supressão do dispositivo ou a modificação para ampliar o intervalo entre as atualizações. Na lista está o então deputado federal  Celso Maldaner (MDB-SC).


 

Canabidiol

   Pressionado, o governo estadual finalmente, por decreto, resolveu regulamentar o acesso gratuito do canabidiol pelo SUS, mas a burocracia é kafkiana. Exige que o interessado leve do seu médico o receituário junto com documentos e estudos científicos atualizados que comprovem a eficácia, além de dados epidemiológicos, contraindicações, reações adversas e riscos. Um absurdo.

 

 

Evasão universitária 1

   A UFSC promoveu semana passada um seminário sobre ações de combate à evasão e promoção da permanência estudantil na instituição. Alguns dados assustam: entre 2008 e 2023, 45,6% das suas matrículas resultaram em evasão, que é mais frequente nos primeiros semestres, com a maioria dos estudantes abandonando o curso antes do sexto semestre.

 

 

Evasão universitária 2

   O campus de Florianópolis concentra o maior número de matrículas, mas apresenta a menor taxa de evasão (44%). Os campi como Joinville e Blumenau registram índices de evasão superiores a 59%. A maioria dos estudantes formados concluiu seus cursos entre oito e 11 semestres.

 

 

Jorginho e o clã

 Colunista de “O Globo”, Bela Megale registra que nas conversas recentes com aliados políticos que estiveram nos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fez elogios diretos ao governador  Jorginho Mello, destacando que é o nome que a família pode contar e mostrar disposição para atender aos pedidos do clã. No mesmo encontro, Eduardo fez críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sinalizando que a família já apresentou demandas a ele que nunca foram atendidas.

 

 

Inteligência artificial

   O Estado de Goiás é o primeiro no país a regulamentar o uso da inteligência artificial, conforme lei sancionada pelo governador Ronald Caiado. SC, apesar de ser referência nacional em tecnologia e inovação, está muito longe disso. A primeira iniciativa está vindo de um prometido projeto que o deputado Thiago Morastoni (Podemos)  vai protocolar na Assembleia Legislativa, que se propõe a dar uso “ético, responsável e seguro” da IA na administração pública estadual, com a  criação de um observatório para impedir que a ferramenta seja utilizada contra os interesses da sociedade catarinense.

 

 

Mobilidade urbana

    Boa iniciativa a da multinacional russa Whoosh, líder em micromobilidade urbana, que em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, promoverá amanhã uma blitz educativa no centro da Capital  para conscientizar sobre o uso correto e seguro das patinetes elétricas.

 

 

Curso preferido

   O curso de Fisioterapia, em Florianópolis, continua sendo o mais disputado no próximo vestibular da Udesc: 64,11 candidatos por vaga, seguido pelo de Educação Física (Florianópolis), 29; Medicina Veterinária (Lages), 27,9; e Administração (Florianópolis), 18,54. A prova será dia 15 de junho, com 3.619 inscritos para 728 vagas em 37 cursos presenciais de graduação.

 

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?